Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Inicio
 

Gran Canaria, o segredo mais bem guardado pelos windsurfistas

O que é que a Gran Canaria tem de especial para ser a capital europeia do windsurf?

Os melhores windsurfistas da Europa sempre o afirmaram. Todos eles agendam um período do ano para desfrutarem da Ilha. Em Gran Canaria encontram tudo o que precisam: vento, praias e um bom clima. Porque neste desporto o vento é essencial, e existem poucos lugares no mundo que oferecem as condições das praias como Pozo Izquierdo ou de Vargas. São como a Meca para os aficionados do windsurf, onde nos podemos encontrar com os melhores.





E não é preciso ser um praticante profissional. Se pretende iniciar-se num dos desportos mais populares e procura praias para praticá-lo, a Gran Canaria é sem dúvida o lugar perfeito para isso. Independentemente da sua experiência, encontrará sempre uma zona com as condições que precisa. Quer se trate de um novato ou de um desportista mais radical.

Mas se já foi contagiado pelo vício do windsurf. Se já experimentou, nem que tenha sido só por uma vez, a sensação de velocidade sobre uma prancha no mar. Se tem uma noção, por mais mínima que seja, do que está a perder por não estar agora, neste momento, na água com a sua prancha, não há dúvida que tem que visitar a Ilha. Todos os aficionados do windsurf sabem que o ponto de destino é, inevitavelmente, a Gran Canaria.

E senão acredita, pergunte aos melhores. Por exemplo, ao maior campeão sobre a prancha, Björn Dunkerberck. Ou às irmãs Daida e Iballa Ruano, que vivem uma grande parte do ano na Ilha. Para eles, não há dúvida: para ir para o mar todos os dias é preciso estar em Gran Canaria. Este tem sido o segredo do sucesso no Circuito Mundial dos três regatistas, que os tem posicionado entre os melhores. Só quando navegar aqui é que entenderá.

Se se decidir praticar windsurf, em qualquer altura do ano, e mesmo que não seja um praticante dos mais avançados, deve ir para a zona de Pozo Izquierdo. É a cota mais elevada para um windsurfista. Os ventos alísios e as correntes do mar na zona Este de Gran Canaria converteram a praia, em cada ano que passa, no centro dos campeonatos mundiais. Aqui situa-se o Centro Internacional de Windsurfing de Pozo Izquierdo, que oferece a oportunidade de aprender e de praticar este desporto, independentemente do seu nível. Funciona também como o centro de reunião para os melhores desportistas, durante os dias de competição.

Mais há mais do que vento e praia. Não se esqueça que o agradável clima que se faz sentir na ilha é um bom atractivo para não ficar em casa.

Pôr a prancha e a vela no carro e percorrer a ilha em busca de vento é uma das extravagantes paixões de muitos habitantes da Ilha. E é uma rotina de todos os fins-de-semana. Porque em Gran Canaria é fácil navegar a grande velocidade. Assim como é simples praticar qualquer modalidade cruzando ondas de um a três metros de altura, em mais de vinte lugares. E há mais para explorar do que Pozo Izquierdo. Pode fazer um itinerário pelas praias de Ojos de Garza, Tarajalillo, Bahía Feliz, Playa del Águila, San Agustín, Playa del Inglés, Tauro ou de Puerto Rico. Depende do seu nível e, claro, da adrenalina que quer sentir.

Certamente que neste momento está a fazer a seguinte pergunta: quando é que vou poder entrar na água?

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal