Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Praias

 

Eu vivo como quero

“Houve uma época em que vivia despistado. Correndo a toda a hora. Correndo para chegar não sei onde. Mas isso foi há muito tempo, agora vivo em Agaete.

É um lugar pequeno. Sim, claro. Mas é isso que se pretende.

Puerto de Las Nieves
Puerto de Las Nieves

Trata-se de um refúgio perfeito para os que optam por parar de correr. Um lugar feito à medida para todos aqueles que desejam banhar-se no mar em qualquer dia do ano, seja ele qual for. E apanhar sol na pequena praia do cais ou nas piscinas de Las Salinas. E comer peixe e papas arrugadas (batatas enrugadas) e beber vinho, com a roupa com que fomos à pesca. E pela noite, participar nas tertúlias com os habitantes ou com os turistas que vêm descansar ao hotel, ou mesmo tomar café com leite enquanto ouvimos os grilos.

Já sabe. Esse género de coisas.

Ermida de Nossa Senhora das Neves
Pai e filho na praia de Puerto de Agaete

Eu escolho viver aqui, porque é o que eu gosto. Outras pessoas preferirão ter um helicóptero que as leve a voar para o Conselho de Administração. Ou um automóvel que tenha imensos botões para brincar de piloto de corridas. Cada um vive como quer.

Eu prefiro poder atracar no Puerto de las Nieves. Para ir pescar nos dias em que faz bom tempo (muito frequentes, aliás). E voltar pela tarde ao cais, com a sua enorme falésia como pano de fundo, acompanhado pelas gaivotas que dançam ao sabor do vento, da esquerda para a direita, como um compasso de piano. Isto é o que eu gosto. Mas pronto. Cada um vive como quer.

Barco na costa de Agaete sob um céu azul
Um marinheiro a sorrir ao sol

Agaete é também um lugar de férias. Para os que querem respirar e descansar um pouco. Um lugar tranquilo, à exceção dos dias de festa, porque... os dias de festa são um caso à parte. Aos domingos a povoação converte-se num reboliço. E é melhor assim, pois só se vive uma vez. E cada um vive como quer.

Esta é a minha opinião. Cada um tem que viver como gosta mais. Acho que vou ficar mais uma temporada por aqui, a viver em Agaete"

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal