Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

A Ilha

 

Descobre Agüimes

Agüimes oferece alternativas de lazer a seus visitantes, já seja passear pelo centro histórico com suas zonas verdes e paisagem naturais, ou partilhar as diversas actividades culturais que se desenvolvem ao longo de tudo o ano.

Uma das visitas de maior interesse para os turistas é o Templo Paroquial de San Juan Sebastián, um edifício levantado em pedra, com certo estilo catedrático e com uma fachada que representa uma das melhores mostras arquitectónicas do neoclassicismo canário.

Foi declarado Monumento Histórico Artístico Nacional em 1981.

Na praça de San Juan Antón localiza-se o Centro de Interpretação de Agüimes, que permite ao visitante interpretar as características arquitectónicas, artísticas e históricas do Centro Histórico, tipologias dos diferentes edifícios que existem ou existiram no centro, como casas de camponês, da burguesia, atelier artesanais, capelas, igrejas, convento, jazigos arqueológicos…

Se deseja visitar o ambiente natural do concelho existem dois lugares onde é imprescindível transladar-se: Temisa e Guayadeque.

Temisa é um belo ambiente paisagista declarado Casario Canário Representativo pelo Governo de Canárias.

Nele poderemos admirar uma extraordinária paisagem de montanhas, O Roque de Aguayro e o olival mais importante do Arquipélago Canário, onde se localiza a Capela de San Miguel, do século XVIII.

Guayadeque é um profundo barranco que divide a ilha. Onde se pode encontrar o interessante povoado troglodita de Gruta Bermeja, a capela de San Batolóme Apóstol, assim como vários restaurantes acolhedores e lavrados na própria rocha da montanha. Oferece, ademais, uma das mais belas rotas de amendoeiras em flor da ilha que pode-se admirar nos meses de Janeiro e Fevereiro.

O Barranco de Guayadeque, qualificado Monumento Natural e Bens de Interesse Cultural, conta com um Centro de Interpretação localizado num edifício escavado nas suas ladeiras. Neste ponto pode-se realizar um percurso desde o passado mais remoto, no qual a erosão e a actividade vulcânica formarão esta paisagem, até sua utilização actual, passando pela ocupação aborígene e a posterior colonização.

A montanha de Agüimes é outro dos lugares mais belos para os visitantes, já que se conserva vestígios arqueológicos onde ainda pode-se admirar a arte rupestre e grutas de quartos aborígenes. Os jazigos mais característicos são Morro del Cuervo, onde se localiza um singular conjunto de petroglifos.

Além do mais, se destacam os petroglifos de Balos, localizados no Barranco do mesmo nome, como um dos gravados mais importantes das ilhas Canárias.

As praias

Entre as praias deste concelho costeiro, se destaca, especialmente, a praia de Vargas, que se há consolidado como uma das melhores praias do mundo para a prática do windsurf radical. É por esta razão anualmente se celebra um campeonato mundial, o Vargas PWA Wave Classic Gran Prix, que atrai ao winsurfistas mais prestígios deste desporto. Esta praia dispõe, também, dum parque campismo desenhado e habilitado para acolher a todos aqueles que desejem praticar este desporto.

Mas se o visitante deseja apreciar os fundos marinhos de Gran Canaria, Agüimes lhes oferece uma das praias mais belas para a prática do mergulho: A praia de El Cabrón, um dos espaços marinhos com maior riqueza biológica e ecológica do Arquipélago Canário.

O concelho de Agüimes dispõe de mais duas praias, a praia de Arinaga, e a praia de Balos, são muito visitadas, que apesar de estar exposta aos ventos Alísios sobre tudo em verão.

De compras

O visitante que se aproxime até Agüimes percebera a grande tradição artesanal do concelho, que contam com um grande número de ateliers e artesãos a longo de toda a vila. Os crivos típicos, peças de cantaria, a cerâmica mais tradicional da ilha de Gran Canaria ou a elaboração da indumentária típica tradicional são algumas das peças de artesanatos que mais se ofertam nos ateliers de Agüimes.

No centro de turismo do concelho, o turista poderá aceder a toda a informação dos artesãos que actualmente dispõem dum atelier em Agüimes.

Se deseja adquirir produtos da terra, nada melhor que visitar alguns das feiras agrícolas do concelho. Todas as quintas-feiras (das 09:00 até 14:00), frente a Estação de Autocarro da vila de Agüimes, e todas as sextas-feiras (das 09:00 até 14:00), junto a igreja de San José Obrero, no cruce de Arinaga, os visitantes e aldeãos apreciam a grande variedade de frutas, verduras e hortaliças da zona, junto com os postos de flores, calçado e outros artigos de consumo.

Também no Cruce de Arinaga localiza-se o Centro Comercial La Zafra, joalharia, artigos para presentes, ervanária, e lojas de roupa, partilham espaço com zonas de lazer e cafés.

Gastronomia

O concelho de Agüimes conta com uma grande tradição gastronómica popular. A sabia elaboração de “potajes” (de verduras, agrião…), de peixes, de molhos, de carnes na brasa ou estofada, ou de licores de gerações anteriores que ficam expressos numa receitaria do concelho: "Las Recetas de Agüimes".

A actividade viticultora e a elaboração do queijo são, também, uma parte importante da gastronomia desta vila. Com a região demarcada “Señorío de Agüimes” se hão conseguido primeiros prémios nos concursos de catas insulares.

Os queijos curados, semi-curados e tenro do Cruce de Arinaga e da zona de Temisas são os grandes protagonistas nas catas e ferias regionais deste delicioso produto popular canário.

Por último, o pão deste concelho também há conseguido ter fama, seu excelente sabor se há convertido num dito popular: “ es mas bueno que el pan de Agüimes”.

Em Temisas poderemos comer em pequenas tascas que oferece comida caseiras e produtos da zona. Em Guayadeque, carnes na brasa ou grelhada. No Centro Histórico, alem das tascas de” tapas” em vários restaurantes, e em Arinaga, onde talvez existe maior variedade, sobre tudo os especializados em peixe e mariscos.

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal