Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Wellness

 

A surpreendente sorte de uma planta feia

Houve uma época em que poucas pessoas se interessavam pela planta do Aloé Vera. Porém, na Antiguidade não era assim, pois é sabido que tanto Cleópatra, como as mais belas mulheres da antiga Roma cuidavam da sua pele com remédios extraídos desta planta.

Contudo, com a passagem do tempo, o Aloé Vera foi esquecido. As suas propriedades deixaram de interessar, assim, de um momento para o outro. E a planta do Aloé caiu no esquecimento, já que não era propriamente a mais atrativa entre a refinada e colorida flora das Canárias. Não despertava a admiração das palmeiras nem a dos dragos que revestem os barrancos.

 

Pormenor da planta de Aloé Vera
Massagista põe Aloé Vera nas mãos

Só que a Natureza, que sempre tem sido amável com Gran Canaria, também o foi com a variedade de Aloé que cresce na ilha. Porque esta planta bicuda, que crescia aleatoriamente nas ladeiras mais soalheiras, guardava componentes extraordinariamente valiosos para o tratamento da pele. Componentes que despertaram o interesse dos fabricantes de cosmética franceses, no final do século XX.

Atualmente,  está provado que o Aloé possui inúmeras propriedades benéficas para a hidratação e o cuidado da pele. Daí ser utilizado no fabrico de cremes hidratantes, sabonetes, champôs e até de maquilhagem. Além disso, é utilizado na indústria farmacêutica, devido ao seu poder cicatrizante e relaxante. Um conjunto de benefícios para a saúde que é também aplicado nos tratamentos disponibilizados pelos centros de bem-estar de Gran Canaria. Tratamentos que aproveitam a excecional qualidade da variedade de Aloé cultivada na ilha, considerada entre as melhores do mundo pela sua elevada pureza.

O clima de Gran Canaria faz com que o Aloé do arquipélago produza uma gelatina natural que não necessita de tratamento. Não se altera a temperatura do produto obtido, nem a sua pressão, e não se estabiliza. Aproveitam-se as condições do extrato da planta, tal como são. As suas propriedades naturais enriquecem dezenas de produtos nas mais conceituadas perfumarias europeias. São também aproveitadas pelos laboratórios das melhores indústrias de cosmética e, desde há uns anos, que fazem parte dos tratamentos naturais que oferecem os centros de saúde e bem-estar de Gran Canaria.

A natureza foi generosa com Gran Canaria. Escolheu a ilha para permitir que uma variedade muito particular do Aloé Vera crescesse durante séculos. Mil anos depois demo-nos conta que tínhamos um tesouro. Uma planta bicuda que nos obsequia com a sua extraordinária boa sorte. Uma das melhores "medicinas naturais" que poderá encontrar nos centros wellness de Gran Canaria.

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal