Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

A Ilha

 

Descobre Agaete

Na parte histórica encontra-se a Iglesia de La Concepción, que tomou o lugar da eremita primitiva (1515) e que constitui o centro das primeiras ruas e a praça do município. Com a construção do novo templo paroquial, em 1874, depois de um incêndio, foi criada uma nova urbanização do município. À frente desta situa-se a Plaza de la Constitución, estando ainda rodeada dos principais edifícios nobres da vila.

Além do mais, Agaete, dispõe de zonas verdes de particular relevância, cuja visita é absolutamente imprescindível: o Huerto de las Flores e o Parque Natural de Tamadaba. A primeira trata-se de um jardim botânico, situado na parte antiga da vila, que contém uma grande variedade de espécies vegetais exóticas. Foi o lugar de reunião e meditação de poetas canários famosos, tais como Tomás Morales, Saulo Torón e Alonso Quesada. O Parque Natural de Tamadaba é uma área protegida, que constitui o ponto mais alto de Agaete (1.180 metros), e contém o maior pinhal de Gran Canaria.

Outra das visitas que se revela particularmente agradável é um passeio por Puerto de Las Nieves, a zona costeira do município. Aqui encontram-se a Eremita e o Tríptico de Nossa Senhora das Neves, estando a autoria deste último atribuída ao pintor flamengo do século XVI, Joos Van Cleve. Puerto de las Nieves é, além disso, o lugar ideal para passear e tomar um bom banho nas límpidas águas do Atlântico, apreciar o Dedo Dios, uma formação rochosa que emerge do mar, e deixar que a vista se espraie pelo entardecer, enquanto se contempla a magnificência do Teide.

As praias

Agaete é um dos municípios de Gran Canaria com a maior variedade de praias, ainda que na sua maioria sejam rochosas e de difícil acesso.

A praia mais procurada é a Playa de Las Nieves. Está situada, por um lado, ao pé cais desportivo e pesqueiro, e por outro, à esquerda do cais antigo. É principalmente uma praia de pedras com águas calmas, que conta com um passeio marítimo em que se poderá encontrar uma série de restaurantes e pequenos estabelecimentos comerciais.

A caminho do município de La Aldea, e no final do Barranco de Guayedra, encontra-se a praia com o mesmo nome: Playa de Guayedra. Trata-se de uma praia de difícil acesso, de areia negra e pedras, habitualmente muito ventosa. Atrás da praia de Guayedra situam-se a Playa de Sotavento, a Playa de Faneroque e a de El Risco, com características semelhantes às da anterior.

Na zona limítrofe com o município de Gáldar, encontra-se a Playa del Juncal, uma baía de águas calmas e uma praia de pedras que conta com uma zona de ancoragem. Seguindo pelo litoral até Agaete encontramos mais duas praias: a Bahía del Turmán ou de la Caleta e a Playa de las Salinas, ambas de pedra, abertas e com uma ondulação moderada.

De compras

A zona comercial de Agaete encontra-se, principalmente, em Puerto de Las Nieves, já que é a parte com maior afluência de visitantes e turistas, especialmente aos fins-de-semana.

É de evidenciar a rua principal, com lojas de artesanato, alimentação, roupa e uma grande quantidade de restaurantes. Neste mesmo lugar podemos encontrar igualmente o centro comercial, situado debaixo da praça principal, que alberga também uma grande variedade de locais de comércio.

No centro da vila, as ruas dedicadas principalmente à actividade comercial são La Concepción e Juan de Armas. Aí podem encontrar-se, para além das principais lojas do município, o casino, o centro cultural, a câmara municipal, a biblioteca, assim como muitos outros serviços, tais como: correios, farmácia e alguns lugares de interesse.

Gastronomia

Quando se visita Agaete é prato obrigatório uma espetada com o bom peixe da zona: garoupa, dourada, salmonetes e polvos. A paella de peixe e marisco é outro dos grandes protagonistas gastronómicos da zona.

Para os saborear, nada melhor do que reservar mesa nalguns dos restaurantes situados no passeio marítimo de Puerto de Las Nieves, apesar de no centro da própria povoação poder encontrar também pequenos restaurantes com o melhor sabor marinho da zona. Os visitantes podem apreciar a mais tradicional cozinha canária: gofio escaldado, papas arrugadas, vinagretas e todo o tipo de peixe frito.

Mas além disso, Agaete tem um queijo de cabra que se caracteriza pela sua suavidade e sabor peculiar. De facto, é interessante sublinhar que Agaete conta com uma série de queijeiras tradicionais, com destaque para a empresa iogurte e queijo de cabra “Arterra”, situado no bairro El Risco.

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal