Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

A Ilha

 

Descobre Arucas

A cidade de Arucas é uma comarca portadora de grandes valias arquitectónicas e urbanísticas. Seu centro urbano, declarado de interesse artístico, é lugar inacusável para os visitantes.

A Iglesia Parroquial de San Juan Bautista é a peça arquitectónica de maior presença e valia social do concelho. Foi esculpida integramente em pedra de Arucas pelos mestres canteiros da localidade na data de 1909. A riqueza que representa as gravuras das colunas e capiteis com umas belas cristaleiras, assim como as obras do pintor canário Cristóbal Hernández de Quintana e uma extraordinária escultura do Cristo Yacente, do escultor aruquense Manuel Ramos.

Na fachada da igreja situa-se a Plaza de San Juan e muito perto dela situa-se o inacabado edifício do Teatro Novo (1906), de estilo neoclássico. Na Plaza de la Constitución põe-se as Casas Consistoriales e o Mercado Municipal. Ambos edifícios são obras arquitectónicas de grande valia, ao igual que a Casa de la Cultura, casa tradicional canaria do século XVII, que inclui um pátio interior com varanda de madeira e um magnífico exemplar de dragoeiro. Este edifício alberga a Biblioteca e Arquivos Gerais.

La Casa de Gourié, edificada a començos do século XIX, é na actualidade o Museu Municipal de Arucas e Centro de Turismo cercado duns extraordinários jardins de grande interesse ornamental.

Há que destacar em Arucas a Fábrica de Rum de Arehucas, estabelecida em 1884 pela tradição desta actividade na localidade, a fábrica é um dos lugares mais visitados de Arucas. Em seu interior destaca a cave, uma das mais importantes da Europa, e que há sido visitada por numerosas personalidades que hão deixado suas assinaturas nas barricas de carvalho.

Outras das principais visitas a fazer em Arucas é a Casa y Jardín de la Marquesa. É um interessante conjunto arquitectónico e natural propriedade da marquesa de Arucas. A casa foi constituída em 1880 e os espaços dos jardins de estilo Romântico que rodeiam a esta mansão podem ser visitados.

Se prefere pode-se ter a opção de subir a Montaña de Arucas, uma excelente atalaia aonde é possível admirar uma das mais belas panorâmicas do norte da ilha desde qualquer de seus miradouros.

Por último o visitante que visite Arucas não pode deixar passar a oportunidade de visitar “Piedras la Canteras”. Localizada muito perto do centro histórico, é um dos históricos canteiros do concelho e no qual o visitante poderá adquirir pequenas lembranças artesanais, efectuadas com a conhecidas pedras azuis de Arucas.

As praias

Arucas oferece diferentes opções ao visitante, já seja praias ou zonas mais agrestes.

As principais praias do concelho são as seguintes: Playa de Bañaderos-El Puertillo e Playa de San Andrés. Ambas são de rochas e areia pelo normal dispõem de boas condições para o banho. Além do mais contam com serviços de chuveiros e vigilância. Apesar da ondulação características da zona, são praias muito frequentadas pela população do norte da ilha.

Concelho dispõe de outras pequenas angras e praias rochosas que não são visitadas pelas suas escassas condições para o banho: caminho de difícil acesso, forte ondulação, etc.

De compras

No centro urbano de Arucas se há prolongado e nele é possível passear pelas ruas mais comerciais, como podem ser: as ruas de León y Castillo e Francisco Gourié.

No entanto, sé tenciona adquirir produtos típicos da localidade Arucas oferece ao visitante a possibilidade dê-se aproximar até a feira ao ar livre que se localiza ao longo da central rua León y Castillo, todos os sábados de manhã. Nele se ofertam um variado leque de produtos da terra: fruta, pão, queijos…

O concelho caracteriza-se por ser uma das aldeias com maior tradição artesanal, sobretudo por aglutinar aos populares gravadores da pedra e canteiros. Outras das actividades artesanais, levada a cabo no concelho são o talhado artístico da madeira, a construção de instrumento musical, os trabalhos de cestaria e palma, a elaboração de facas canárias, crivo e bordados, etc.

Os artesãos dispõem de ateliers no centro da cidade e nos bairros do concelho onde é possível adquirir alguma das peças mais exclusivas do artesanato aruquense.

Gastronomia

A costa de Arucas é o ambiente onde o visitante pode apreciar boa parte da gastronomia deste concelho. Nas zonas de El Puertillo ou em Quintanilla e San Andrés é possível degustar peixes e mariscos. Uma variada oferta de mexilhões, salmonetes e ruivo frito, rodela de mero na chapa ou “abae a la espalda” são alguns dos pratos tradicionais.

Na zona interior da localidade, a grande tradição agrícola garante ao visitante uns suculentos “potaje” de feijão, abóbora, batata-doce e maçaroca.

Mas uns dos produtos mais populares de Arucas são o rum, desde o tradicional “Carta de Oro” até um macio rum velho.


Gostaria de percorrer o casco histórico de Arucas?
Aqui pode encontrar mais informação sobre os tours de ExcursionsGranCanaria.com

A empresa Pentaprisma organiza passeios fotográficos para ter aulas de fotografia enquanto descobre lugares pouco conhecidos da ilha.


Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal