Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

A Ilha

 

Descobre Tejeda

O município de Tejeda está situado a 44 quilómetros de distância da capital da Ilha, Las Palmas de Gran Canaria. Saindo de Las Palmas, pode-se chegar a Tejeda principalmente através da estrada do Centro GC 15; um percurso um tanto ou quanto sinuoso, mas rodeado por uma paisagem de grande beleza, que atravessa os municípios de Santa Brígida e San Mateo. Os 44 quilómetros de distância percorrem-se numa hora, aproximadamente, caso se opte por utilizar um veículo próprio.

Caso opte pelos transportes públicos, o visitante deverá dirigir-se à Estação de Guaguas, em Las Palmas de Gran Canaria, e apanhar o autocarro número 305, ou então ir até San Mateo e apanhar o número 18, que realiza o trajecto San Mateo - Tejeda - San Bartolomé de Tirajana - Faro de Maspalomas.

A cultura e a arte estão presentes em Tejeda enquanto opção complementar de turismo e lazer. Nesta medida, o visitante poderá dirigir-se ao Museu de Esculturas Abraham Cárdenes, onde poderá admirar a obra deste escultor canário de grande relevo, originário de Tejeda e um grande apaixonado da sua terra. Tejeda conta além do mais com o Museu Etnográfico, que oferece ao visitante a oportunidade de realizar um visita ao longo da história da ilha e do município. Além do mais, o município dispõe também de um Centro de Plantas Medicinais, em que se convida o visitante a descobrir uma considerável variedade de plantas, ervas e flores naturais de Tejeda e da ilha, assim como as suas diversas aplicações, nas áreas da medicina, religião e cosmética.

Tejeda representa uma visita obrigatória para os que quiserem descobrir o rico património arqueológico da ilha. Aqui poderemos encontrar vestígios arqueológicos tais como sepulturas, gravuras, pinturas e casas. O Roque Bentayga é disto um exemplo; trata-se de um elemento natural de grande singularidade, que foi um local sagrado para os aborígenes, já que era aí que estes realizavam as oferendas e rendiam o culto aos deuses. Aqui se situam as Cuevas del Rey. No interior destas grutas podem apreciar-se espaços destinados à habitação, celeiros, gravuras, pinturas rupestres e diversas perfurações realizadas na rocha, que dão mostras da existência de um centro religioso pré-hispânico.

O Centro de Interpretação Degollada de Becerra é outro lugar de interesse em Tejeda. Está localizado na estrada entre La Cruz de Tejeda e Llanos de la Pez. Trata-se de um miradouro que oferece ao viajante uma paisagem impressionante, mas sobretudo, é um centro dedicado a difundir informações sobre a etnografia local.

O Parque Arqueológico del Bentayga é um museu ecológico, erigido junto ao penedo com o mesmo nome, cuja finalidade é servir de centro de interpretação, tanto do complexo arqueológico dos vários penedos (Bentayga, Andén de Tabacalete, Cuevas del Rey e Roquete) como do seu meio envolvente. Oferece uma vista extraordinária do Sul e Oeste da ilha.

A visita ao município não pode deixar de fora a Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Socorro. Este templo, que data de 1921, é rectangular e está dividido em três naves com grandes janelas que conferem à igreja uma iluminação extraordinária, para além do lindíssimo retábulo que, tendo sido recentemente inaugurado, constitui o seu elemento mais apelativo.

Uma das visitas recomendadas é a La Cruz de Tejeda, que proporciona uma das mais relaxantes vistas sobre a ilha. Uma grande cruz de pedra preside à entrada do Parador Nacional, a poucos metros da qual numerosas bancas de venda de produtos típicos da zona fazem as delícias dos visitantes.

O símbolo de Gran Canaria encontra-se também em Tejeda. Trata-se do Roque Nublo, uma enorme rocha basáltica em forma de monólito de mais de 70 metros de altura, consequente da actividade volcânica durante o Pleistoceno. A seu lado, para nordeste, encontra-se outra rocha monolítica denominada El Fraile, em virtude da sua semelhança a um monge a rezar. E se o que desejar é apreciar a beleza natural do município, recomenda-se a realização de excursões pelos pinhais de Inagua e Ojeda, e, mais a norte, o de Los Pechos, que oferece vistas maravilhosas, como quase todas as deste município, centro geográfico da ilha.

De compras

No núcleo urbano da povoação pode encontrar-se um ponto de venda de artesanato, no qual se podem adquirir prendas e peças de artesanato elaboradas pelos artesãos locais.

A zona de Cruz de Tejeda, em que se situa o Parador Nacional, é o lugar privilegiado da grande maioria dos artesãos e vendedores, onde oferecem os seus produtos tradicionais aos viajantes e visitantes de Tejeda.

Todos os dias, logo de manhã, abre-se um pequeno mercado no qual se podem adquirir os doces típicos elaborados no município, assim como um vasto leque de produtos tradicionais de artesanato. Nesse mesmo lugar, o visitante poderá realizar uma pequena paragem nalguma das várias esplanadas e restaurantes situados numa zona lateral do Parador.

O artesanato local oferece, sobretudo, elementos tradicionais de latão, pedra, cestas e esteiras feitas em vime, assim como vasilhas de barro, peças têxteis de couro ou as típicas malhas canárias.

Gastronomia

A amêndoa é um produto de grande importância na gastronomia de Tejeda, que se converteu num dos municípios charneira na elaboração de pastelaria canária.

O bienmesabe e o maçapão são disso um óptimo exemplo. Ambos os doces são confeccionados com amêndoa triturada e, no caso do bienmesabe, traduz-se num dos acompanhamentos tradicionais das sobremesas geladas.

Em Tejeda é também possível degustar qualquer prato tradicional canário, nos quais a carne de cabra e vaca têm um sabor requintado e os caldos de papas e guisados de agriões e rábanos atingem o seu expoente máximo.



A empresa Pentaprisma organiza passeios fotográficos para ter aulas de fotografia enquanto descobre lugares pouco conhecidos da ilha.

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal