Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

A Ilha

 

Descobre Valsequillo de Gran Canaria

Um passeio pelo concelho de Valsequillo nos leva até a Igreja de San Miguel, construída entre 1.903 e 1.918 no lugar que antigamente era um cemitério. Desta Igreja destaca La Pila, realizada em porcelana de Sevilla, de cor verde com águia talhada e realizada a fogo.

A Virgem do Rosário é outra obra de importância neste templo, escultura flamenca de começos da conquista. Também não pode faltar a imagem de San Miguel, realizada pelo escultor canário Luján Perez, que se caracteriza por ser o único Angel que tem um cão a seus pés.

O turista também pode visitar o Quartel de El Colmenar, a volta do qual se levantam varias edificações ligadas a vida castrense, e na actualidade constitui um dos patrimónios históricos mais importantes de Valsequillo.

Valsequillo oferece também a seus visitantes uns das paragens naturais de extraordinária beleza, como o Barranco de Los Cernícalos, que abrange A Caldeira de Los Marteles até o bairro do Lomo Magullo. O verdadeiro interesse deste barranco se centra em sua alta valia ecológica e paisagista já que em suas ladeiras se encontra um das melhores azambujeiras da ilha e, em seu leito de água corrente durante todo o ano, um importante salgueiral. Assim mesmo, o barranco é adequado para realizar actividades pelas sendas podendo percorrer-lhos na sua totalidade por belos caminhos.

De compras

O centro antigo de Valsequillo merece um passeio pelas ruas mais centrais, aonde se localiza a maioria dos comércios da localidade.

Mas se o visitante esta interessado por adquirir o artesanato tradicional de Valsequillo, tem a possibilidade de aproximar-se aos ateliers aonde se pode adquirir in situ o trabalho do artesão, e se o deseja, comprar alguns dos objectos.

Em Valsequillo é possível adquirir elementos de cestaria da cana, cerâmica e olaria, peças de croché, brinquedos e bonecas antigas ou elementos talhados em madeira. Assim mesmo, o visitante pode dar-se um passeio pela feira que se instala no centro na parte antiga da aldeia todos os domingos, para comprar os produtos frescos da terra.

Gastronomia

As carnes grelhadas são um dos pratos mais consumidos em Valsequillo. Costelas fritas, chouriços grelhados, morcelas e batatas arrogadas acompanhados a esses saborosos pratos com variados molhos.

Em Valsequillo, além do mais, é possível saborear uma rica e variada gastronomia canaria como potajes, caldos, pratos de grão-de-bico e rações de queijo da zona.

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal