Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Natureza

 

Escalada

O privilégiado clima e a singular orografia vulcânica que hão feito de Gran Canaria um dos mais importante destinos turísticos internacionais, hão criado o cenário perfeito para os desportos de montanha no invierno. Um dos mais populares na escalada em rocha, na ilha pode-se encontrar um inesperado paraíso de rocha e verticalidade ainda por descobrir e que hão dado lugar a importantes zonas de escolas, incessante abertura de novas de dificuldade superiões junto ao crecente número de escaladores e clubes dão ideia do auge que experimenta a modalidade.

Um rocodromo chamado Gran Canaria

O relevo vulcânico de Gran Canaria foi construido por três grandes ciclos eruptivos ao longo de 16 milhões de anos. As rochas mais antigas emitidas em forma de despenhadeiros, ainda sendo de diferentes composição e litologia, sãon ideias para a escalada pelo seu grande solidez e aderência. A erosão terminó de modelar os elementos que hoje caracterizão o paisagem islenho: despenhadeiros, escarpados, desfiladeiros, caldeiras, rochedos...Eles oferece-nos o mais completo repertório de fendas, lareiras, chapas, chedros, extrachumbos, tectos, etc. que fazem da ilha um gigantesco rocodromo com infinitas possibilidades ainda por descobrir. Na actualidade escala-se em toda a geografia insular se bem sãon o sitios com bons acessos e melhor rocha onde hayan-se as zonas mais populares ou escolas de escalada.

Zonas de escalada

Nas cumes das montanhas destacam emblemáticas zona como o Roque Nublo, agulha de excelentes comglomerado basáltico com 12 formosas rotas e númerosas variante de dificuldade, que constituie o símbolo natural de Gran Canaria e origem da escalada islenha. Outros rochedos cumeiros escalaveis sãon o Palmés del Toscón de Tejeda, Betancuria em Ayacata o Narices, ao pé da parte norte do Roque Bentayga, este último de escalada estringida pelo sua valia arquelogica.

Perto do Nublo encontra-se o circo rochoso Ayacata, santuário da escalada tradicional que concentrão o maior número de rotas clássicas de diferente longitude e dificuldade distribuida pelas zonas conhecidas por a Librería, El Frontón del Gel, La Candelaria, El Montañon. Um pouco mais afastada, El Pino e El Aserrador, oferecem as mais altas rotas na parede de conglomerado basáltico da ilha.

No noreste a mais de 1000m. de altitude sobre o mar, encontra-se Tamadaba, antigo maciço montanhoso coberto de pinhales que corta-se em verticales paredões. Em su desfiladeiros superiões encontram-se nas zonas de Lomo Caraballo, Supernova, La Perfumeria o El Gulich com seu conhecida rota Emiliano Zapata, que fizerão desta zona capital da escalada desportiva em Gran Canaria.

Outros lugais sãon Costa Ayala, antiga escola de escalada, Bañaderos, falésia marinha situado a 3 km. e 14 km. respectivamente, da capital da ilha seguindo a auto-estrada do norte G.C. 2 e Las Meleguinas, junto ao ponte do mesmo nome do concelho de Sta. Brígida.

Nas paredes talhada pela dinâmica torrencial e nos blocos dos despenhadeiros do sul da ilha, encontra-se o novo cenário da escalada desportiva e do boulder. La Sorrueda , no despenhadeiros de Tirajana, muito perto de Santa Lucia, primeira zona de escalada desportiva no sul grancanaria, e junto com Fatagonia, no vizinho despenhadeiro de Fataga, próximo ao casario do mesmo nome, as que mais visitantes recebe. Do mais recente descobrimento sãon os despenhadeiros do sul da ilha, Bernel ou Ayagaures, com a mesma qualidade de rocha e agradável climatologia do sul que permitem escalar durante tudo o ano.

Recomendações

Exceptos em contados lugais de propiedade pública, uso militar ou de especial sensibilidade ecológica, não existem proibições para a pratica desportiva. As únicas limitações sãon aquelas que regulão o uso e desfrute dos espaços naturais, evitão o impacto ambiental e perjízos ao modo de vida ou dos habitantes das zonas rurais.

A pratica desportiva da escalada exige a regulamentaria documentação: licença federativa, seguro de responsabilidade civel, acidente, etc. Recomenda-se ampliar ou actualizar informação sobre zonas de escalada, regulamento, equipamento, etc. através da Federação Canaria de Montanhismo e Escalada ou acompanhar-se de escaladores do local.


Climbo
Endereço: Paseo Tomás Morales 68, 1ºA
Telefone: (+34) 636 898 493 / (+34) 687 512 500
Web: www.climbo.rocks


Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal