Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Desportos

 

Eu tenho pano para mangas

" Por acaso pensavam que eu ia passar as férias sentado? Nem a brincar. Como todo o mundo, também tenho obrigações à minha espera em casa. Mas isso é em casa. Porque quando viajo até esta ilha deixo o trabalho muito, mas muito para trás. São dias onde o telemóvel fica mudo.

Surfista a passear de bicicleta por Las Canteras
Surfista numa onda que arrebenta
Praticando mountain bike em Tamadaba

Porque às vezes necessito de uma pausa, para fugir para a minha ilha-refúgio. Um refúgio com sol praticamente durante todo o ano. Passados trinta minutos de desembarcar em Gran Canaria torno-me noutra pessoa. Ali encontro tempo para divertir-me e praticar desporto. Qualquer desporto do mundo, graças ao bom tempo que ali se vive e que me motiva a experimentar coisas novas. Regresso todos os anos, com vontade de experimentar o que não tive coragem de fazer no ano anterior.

É uma ilha feita à medida dos fanáticos por desporto. Não é só devido ao bom tempo. É que simplesmente em Gran Canaria pode-se fazer de tudo.

É a capital europeia do windsurf. Por isso no meu primeiro Verão passei horas a voar com a prancha e a vela. No ano seguinte optei por praticar bicicleta de montanha. E passei os dias a pedalar em mountain bike por caminhos que atravessam os bosques de pinheiros. Há muito por onde escolher, há de tudo. Kitesurfing, escalada ou pedestrianismo. Ou mesmo natação numa praia protegida do mar por uma fileira de rochas vulcânicas. Ou então mergulho.

Praticando windsurf em Pozo Izquierdo
Surfista a apanhar ondas em Las Canteras
Mergulhador no mar de Gran Canaria

Nestas últimas férias decidi-me pelo surf. Isso mesmo. Depois de vinte anos sem praticar surf, voltei a experimentar. No início a minha mulher que me via a entrar no mar com a prancha começou a rir. Mas depois, quando me viu em pé em cima de uma onda, teve que mudar de opinião e viu uma nova faceta que até agora desconhecia do seu marido. Mais uma.

Até com a pesca desportiva fiquei animado, algo que nunca na vida imaginei que fosse gostar tanto. Mas é verdade, vês-te a lutar no convés com um peixe-espada e então entendes….acabas a sonhar com anzóis e deambulando como um lobo do mar pelo Cais de Mogán.

E porque não dizer? Tenho outra razão para estar ligado a essa ilha. Um motivo muito simples. Gosto da boa comida. E ali podemos encontrar ótimos restaurantes. De todo o tipo. Ou pensam que os desportistas não gostam de viver bem? "

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal