Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

A Ilha

 

Descobre Firgas

O centro histórico de Firgas merece um passeio, para poder admirar os recantos culturais e religiosos do concelho. Assim, é recomendável visitar a Igreja Paroquial de San Roque, construída sobre as ruínas do que foi a primeira capela de San Juan Ortega, construída no ano 1502 e adjacente a um convento Dominica já desaparecido.

Do que foi a primeira capela, actualmente persiste a porta principal e o artesanato da nave central, onde esta a imagem do crucificado, assim como uma importante obra de imaginária.

A praça de San Roque, onde se localiza a igreja, se encontra situado o monumento a um dos santos de maior veneração em Firgas, San Juan de Ortega, o primeiro padroeiro da vila. Desta mesma praça se admira uma das mais belas vistas do norte de Gran Canaria, e os dias claros, pode-se admirar as ilhas de Tenerife e Fuerteventura.

O edifico de Casas de Cultura é, provavelmente, o mais emblemático do concelho. Antigamente foi um hotel e uma pensão para alojamento dos visitantes que compareciam nos banhos de Azuaje. Posteriormente, o edifício alberga a sede da Câmara Municipal e na actualidade, dentro de seus muros se situa a Biblioteca Pública, Sala de Exposições e Salão de Actos.

O edifício sede da Câmara Municipal de Firgas é um casarão de estilo neo-canário construído na época dos anos 40. Entre seus materiais destaca a pedra azul procedente das afamadas cantarias da zona baixa do concelho e telha do pinho canário na construção de seus magníficas varandas.

Também, próximo a Praça de San Roque, se localiza a Fonte Comemorativa, erigida em pedra da cantaria para celebrar os 500 anos da Fundação de Firgas. Consta de vários jugos de água, luz e inclusive possui música ambiente.

O passeio de Gran Canaria e o Passeio de Canarias, se encontram no centro urbano e que foi na antiguidade rua Real do Centro. São vias pedonais com uma inclinação natural que se há aproveitado para construir uma bela cascata de 30 metros de comprimento, em pedra de cantaria e concluído com um formoso monumento, fonte que representa a tradicional riqueza em hídricos. No lateral do Passeio se hão afixado os 22 escudos heráldicos que apresentam a todos os concelhos de Gran Canaria, além do escudo insular. Além do mais, o Passeio de Canarias tem talhado no chão cada uma das 7 Ilhas Canarias com seus respectivos escudos heráldicos e uma paisagem representativo de cada uma das ilhas.





O Moinho do Conde moinho de gofio do século XVI, esta situado na beira da estrada que conduz de Firgas até Valleseco. O edifício, que também inclui um antigo armazém de grão e torrador e casa do moleiro, esta localizado sobre A Acéquia da Herdade de Águas de Arucas e Firgas, com o fim de aproveitar a acção de água para pôr em movimento as pedras trituradora do grão.

O moinho volta a abrir suas portas trás ficar mais de 40 anos fechado. Ali, um moleiro mói o gofio, oferecendo-o ao visitante. Além do mais, se localiza umas lojas de artesanato.

Em Firgas também é possível visitar o Parque Natural de Doramas, que oferece barrancos de grande beleza por sua exuberante vegetação e pela abundância de pequenos afluentes que esguicha de água as terras da comarca.

O Barranco de Aguaje é também outro espaço de interesse natural, onde  ainda se conservam os restos dum balneário que aproveita as águas do nascente de águas medicinais aqui existentes.

Neste barranco se encrava a Reserva Especial Natural de Aguaje, que abrange 61,1 hectares, e que protege os habitats de laurisilva e fayal-brezal e onde se encontram numerosos caminhos dos quais poder desfrutar da natureza.

De compras

O visitante dispõe na mesma entrada da aldeia de Firgas, um pequeno centro comercial e a rua comercial 18 de Julho onde se podem realizar compras de diversa índole.

Mas se o interesse é adquirir objectos tradicionais, em Firgas destaca o artesanato sobre madeira. Assim, se podem comprar instrumentos musicais típicos, como o timple, recreações a pequena escala de varandas Canárias e mobília.

Desportos autóctones como o popular Jogo do Pão são especialmente praticados em Firgas. Isto há propiciado que o artesanato do concelho também se incline pela realização de peças de lavoura como jugos, arado, etc. Outras tarefas artesanais de arraigamento em Firgas é a elaboração de alpargatas de esparto, bordados, crivos e os fatos típicos canários.

A grande maioria dos artesãos do concelho dispõem de ateliers próprios localizados no centro do concelho, onde se lhes pode visitar, admirar o trabalho e adquirir algum elemento.

Gastronomia

O cultivo de agrião no concelho de Firgas é o ingredientes principal dum dos pratos mais populares da gastronomia canaria, e que neste concelho se oferece em quase todos seus restaurantes: o potaje de agrião.

O visitante também pode nestes restaurantes saborear um amplio leque de pratos de comida canaria, como as carajadas, as batatas arrogadas com molho, etc.

Em Firgas existem vários restaurantes muito conhecidos por quase toda a população de Gran Canaria, e nos que se oferecem grelhados de carne, frango assado e variedade de chouriços e morcelas da ilha acompanhados de rações de grão-de-bico.


Gostaria de percorrer o Valle de Azuaje?
ExcursionsGranCanaria.com oferece percursos pedestres em pequenos grupos pelo magnífico barranco de Azuaje. Inclui visitas aos cascos históricos de Arucas e Firgas.


Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal