Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Cultura

 

Tecelagem

Telares

O tipo de telar usado na ilha é o horizontal, de forma cúbica. A armação é formada por vigas, geralmente em teia, que se encaixam no sentido horizontal e vertical.

A técnica têxtil consiste no entrecruzar duas séries de fios, dispondo os primeiros (urdidura) de maneira a que os segundos (trama) passem entre eles e formem o tecido.

Actualmente, as matérias primas utilizadas são tiras de trapos velhos para os panos de trapos e de lã para mantas e tapetes. Noutros tempos, usou-se apenas o algodão, a piteira, o linho e a seda.

Os tecidos fabricados em lã são fabricados com o seguinte processo: uma vez tosquiada a ovelha, separa-se a lã branca da preta, lava-se, deixa-se secar ao sol e carda-se (para evitar que a lã endureça), ficando então preparada para fiar. Para tal, utiliza-se um fuso de madeira e a roca (é uma simples cana aberta em dois numa das extremidades), onde a lã é colocada. Dali, passa para o fuso já quase fiada. Depois, dispõe-se em madeixas com a ajuda de um sarilho, lavam-se com água fria (desta vez com sabão), dobra-se em novelos, prepara-se a urdidura e começa a tecer-se no tear.

Tradicionalmente, os artesãos dedicados aos telares eram de Ingenio, Telde, Santa Lucía, a Aldea de San Nicolás, Valsequillo, San Mataeo, Teror, Moya e Gáldar.

Ájur

O ájur é feito desfiando um pedaço de tecido e formando pouco a pouco figuras com os buracos vazios que ficam dos fios que se tiram. É necessário colocar a peça têxtil em cima de uma mesa, onde fique perfeitamente esticada e tensa.

Realiza-se da seguinte forma: Com uma agulha faz-se o corte e desfia-se o tecido, rematando ou enfranjando e sempre segurando bem o tecido para evitar que se desfie inconvenientemente. Após a primeira fase, denominada traçado (a parte mais difícil), abrem-se buracos ou tece-se, o que é feito, às vezes, por várias artesãs.

Com esta técnica desenham-se figuras muito elaboradas, as quais são, muitas vezes, concebidas exclusivamente pela tecelã, que as realiza com uma técnica, beleza e mestria invejáveis.

À parte do ájur, existem as aplicações e os bordados, que consistem em técnicas de costura que embelezam o tecido.

Tradicionalmente, a tecelagem é um ofício trabalhado em Ingenio, Agüimes, Telde, Valleseco e Aldea de San Nicolás.

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal