Bem-Vindo a Gran Canaria: Historia duma Praia
GC
GC
GC

Historia duma Praia

Até os anos 40, época na que começou a construir o passeio marítimo que bordeja a praia, Las Canteras tinha pouco semelhança com a imagem actual. Não existiam então casas, e suas águas se juntaram com as águas do porto, passando a maré-cheia por encima do istmo que enlaçava com La Isleta. A areia voava impulsionada por o vento, até o sector hoje conhecido como Avenida Mesa y Lopez (também chamado Arenales), formando grandes dunas.

É a começos do século XX quando a praia adquire o nome de Las Canteras, lembrando as extracções que alguns artesãos faziam do recife para construir os filtros de areia das pilhas de água canária. Também se utilizou parte desta pedra para construir uma pequena porção da Sé, até que se proibiu sua utilização ante o risco do que o recife natural não chegara até nossos dias.

Mas é a finais dos anos oitenta quando se inicia uma profunda transformação do passeio, e a sua vez se produz uma mudança na concepção que dela tem os cidadãos. Assim, Las Canteras passa a ser uma praia clássica, familiar e antiquada, a transformar-se num praia moderna dotada de serviços de máxima qualidade para os utentes; neste sentido, conta com uma mobília moderna e funcional; com uma completa rede de transportes e comunicação. Desde então o ritmo do crescimento e modernização de Las Canteras há sido imparável, e hoje em dia se segue ampliando o Passeio Marítimo por ambos lados.

Num dos extremos se encontra La Puntilla, considerada o final da praia até a recente alongamento do passeio marítimo até zona de El Confital, que se adapta a especial orografia do terreno, mais abrupto e despenhado, destacando a belezas das rocha e penha existentes nesta zona. Por outro extremo, tradicionalmente a praia de Las Canteras finalizava na zona de La Cicer, central eléctrica de começos do século que além do mais, de dar nome a esta zona da praia condicionou seu uso durante muitos anos. A ampliação da avenida por este extremo chega até Los Muellitos, onde agora se localiza o Auditório de Alfredo Kraus.




VOLTAR



Copyright © 2007 Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
:: Marco Legal ::