Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

A Ilha

 

Descobre Ingenio

Para realizar uma excursão pelo casco histórico da Vila de Ingenio, o visitante deve situar-se na Praça da Candelaria. Ali encontra-se situada a Câmara e a Igreja que tem o mesmo nome.

A Igreja da Candelaria, cuja construção data de 1901, iniciou-se sobre os restos da anterior ermida com o mesmo nome. O retábulo do altar maior é de estilo gótico e como elemento característico há que destacar os seus sinos, construídos e doados pelos islenhos de Cuba em 1820.

No mesmo casco também é possível visitar a Casa do Relógio, propriedade da Herdade Acequia Real de Aguatona. Neste lugar os agricultores regulam o seu relógio com o da Herdade com o fim de realizar a compra de água necessária para os seus regadios.

O visitante também dispõe da opção de usufruir da paisagem natural do município aproximando-se do Barranco de Guayadeque, onde é possível apreciar a multiplicidade de cavernas naturais e artificiais que durante a época pré-hispânica tinham a função de necrópoles, em alguns casos, e em outros, de habitações. Para visitar todas elas, o município dispõe duma ampla oferta de sendeiros e rotas. O Museu de Guayadeque mostra o que foi a paisagem do Barranco de Guayadeque na época pré-hispânica e o Museu de Pedras e Artesanato Canário, que contém uma extensa colecção de minerais e uma amostra dos trabalhos artesanais da localidade.

Da mesma forma é de destacar a Rota dos Moinhos de Água, que descorre pelo casco histórico e que oferece ao visitante uma perspectiva do funcionamento destes moinhos há séculos. O visitante também usufruirá em Ingenio dum passeio pelo Parque Néstor ou poderá visitar a Casa de Postas. Nesta última, o visitante tem a possibilidade de visitar diversas salas de artesanato de bordados.

É de destacar a zona do Carrizal, a sua igreja dedicada à Virgem do Bom Sucesso e o seu casco antigo, assim como outros lugares emblemáticos como a Casa do Bispo, antiga sede episcopal.

As praias

A costa de Ingenio dispõe de duas praias principais, embora a mais popular é a Praia do Burrero. Trata-se duma pequena praia de 500 metros de longitude de areia e calhado que é idónea para a prática dos desportos de vela e windsurfing, devido à ventosidade e à ondulação da zona.

De compras

Ingenio é a vila artesanal por excelência da ilha da Gran Canária.

A sua fama e perfeição na elaboração dos bordados convertem-no num município de referência para os visitantes que desejam adquirir este tipo de artesanato, assim como elementos de cerâmica e pintaderas.

Actualmente, a sua indústria artesã está representada pelos bonitos bordados típicos da Gran Canária executados com excelente beleza, assim como uma versão do bordado tradicional aplicado à moda, criando-se a Moda Bordada, da qual se realizaram vários desfiles e que não difere em absoluto dos desfiles de moda tradicionais. Além disso, é possível adquirir panos multicolores, cobertores, colchas, cortinas e um sem fim de produtos têxteis de grande utilidade.

Este caso provocou que em Ingenio se tenha formado um Ateliê Municipal de Artesanato, no qual se oferecem cursos de diversos ofícios, onde os artesãos e aquelas pessoas que queiram aprender realizam artigos de diferentes materiais.

No Museu de Pedras e Artesanato Canário também é possível adquirir trabalhos artesanais de cerâmica, palma e bordados, já que os artesãos mostram as técnicas de realização de muitos deles.

Gastronomia

A pecuária e agricultura em Ingenio condicionaram, como em muitos outros municípios da Ilha, a gastronomia da Vila.

Os pratos de carne de cabrito e porco frito acompanham-se das tradicionais papas arrugadas con mojo (batatas enrrugadas com molho), dos grãos compostos, de morcela doce ou dos deliciosos queijos da zona.

Mas em Ingenio também é tradicional a elaboração de pão artesanal. Desta forma, pode-se adquirir o típico ‘pan de puño’, com fama em toda a Ilha. Este pão faz parte dum dos pratos mais populares da zona de El Carrizal: a sopa da Virgem, prato que se degusta aos domingos e feriados e que se compõe de carne de vaca, pan de puño, grãos, ovos, batatas e ervas aromáticas como o "hierba huerto" ou hortelã.

Contudo, actualmente em Ingenio existem uma série de restaurantes  onde se pode degustar não só a cozinha tradicional, mas também uma ampla variedade de pratos.

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal