Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Inicio
 

O cofre está aberto no Jardim Canário

Ainda que passem outros 100 anos. 100 anos mais passarão e continuaremos a escondê-lo. Ou mesmo até 1000 anos, o que for necessário. Estamos dispostos a continuar a conservar, como o nosso bem mais apreciado, as centenas de plantas, de árvores e de flores raras do Jardim Botânico Canário.

Vista de um caminho no Jardim Botânico Viera y Clavijo

É o nosso tesouro, para nós é como se fosse ouro. Mas este ouro é um tesouro natural, composto por um vasto repertório botânico que conservamos num jardim de espécies. Um recinto situado à beira do barranco de Guiniguada, que mostra ao visitante a grande riqueza da Flora da região da Macaronésia.

É o nosso cofre, que guarda o tesouro particular. Um jardim botânico concebido por um sueco extraordinário, Eric Sventenius, que em 1952 decidiu reunir, num único lugar, uma representação de toda a flora das Ilhas Canárias. Assim nasceu o Jardim Botânico Viera y Clavijo, situado em Tafira, na capital de Gran Canaria.

Flor no Jardim Botânico Viera y Clavijo
Caminho no Jardim Botânico Viera y Clavijo

É um apreciador da natureza? Porque são tão diferentes as plantas das ilhas? E porque razão a flora da Macaronésia parece que chegou aqui oriunda de um planeta completamente diferente? Graças a Sventenius, temos um conjunto de outras respostas, caso tenha interesse neste tipo de questões. Para mostrar-nos o valor excepcional da flora das Canárias, Eric Sventenius, percorreu todos e cada um dos recantos do arquipélago, numa missão seguramente tão ousada como tantas outras histórias de naturalistas. Recolhendo amostras em lugares inacessíveis. Reconvertido num alpinista. Procurando chegar aos sítios mais escarpados.

Flor vermelha no Jardim Botânico Viera y Clavijo

E preparou esse trabalho para nós, os homens multimédia do século XXI, que parecemos empenhados a viver afastados da Natureza. Nós somos a razão da existência do Jardim Botânico Canário, que aparentemente não é outra coisa do que um lugar com imensas e diferentes plantas e algumas flores pouco comuns. Assim é, aparentemente. Talvez esconda algo mais. Nomeadamente, se você fizer parte do extraordinário grupo de pessoas capazes de apreciar a rareza de uma planta. Porque, diga-nos uma coisa… as plantas são assim tão importantes?

Vista de 360.º da entrada do Jardim Canário



Ver o E-book do Jardim Canário
Descarregar o E-book do Jardim Canário [ZIP (848K)]
Mais informações em: www.jardincanario.org

A empresa Tripgrancanaria organiza visitas ao Jardim Canário.
Para mais informações visite www.tripgrancanaria.com

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal