Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Praias

 

A pérola que a cidade não esconde

Chega à ilha através de um cruzeiro? Se é um dos passageiros que desembarca em Las Palmas de Gran Canaria num barco de cruzeiros vamos dar-lhe imediatamente as chaves do cofre do tesouro da cidade. Logo à chegada. Para quê escondê-lo? Acabaria por encontrá-lo, mais tarde ou mais cedo.

Um menino a mergulhar na praia de Las Canteras

O tesouro, sem enterrar, da capital da ilha é a Praia de Las Canteras. É a pérola que a cidade não esconde. Uma extensa língua de areia, de vários quilómetros, que se prolonga pela baía. Um lugar com um encanto especial, o qual encontrará facilmente a 3 ou a 4 ruas do terminal de cruzeiros.

Crianças a brincar à beira de Las Canteras ao final da tarde

Os habitantes da cidade reiteram que Las Canteras é uma das melhores praias urbanas do país. E têm muitos motivos para pensarem assim. Porque é uma praia que goza de bom tempo durante quase todo o ano. O lugar da capital que se transforma num refúgio, onde param todos os relógios. Uma espécie de Central Park versão balnear, onde se pode praticar desporto em qualquer dia da semana, levando fato-de-banho, biquíni ou uma prancha de surf.

Jogar às raquetas de praia à beira de Las Canteras

É, para além disso, uma grande reserva de vida marinha. Os seus fundos são o abrigo de mil espécies de peixes. Em terra, o refúgio de passeantes, de pescadores e de surfistas. E conta com uma particularidade especial. Peculiaridade essa que os seus habitantes designam por "La Barra", uma comprida formação rochosa que se dilui não muito longe da areia e que protege das marés uma grande parte da praia. Uma curiosa linha de pedra que converte a baía no melhor lugar deste lado do planeta, para praticar natação e que permite aos banhistas caminhar quase sobre a água nos dias de maré baixa.

Entardecer em Las Canteras

E uma vez decidido a caminhar, recomendamos-lhe o longo passeio que serpenteia a linha de areia, passando por cafés e geladarias. No início do passeio encontrará as esplanadas de Puntilla e os restaurantes de peixe fresco. No outro extremo da praia, o ambiente surfista à volta do Auditório Alfredo Kraus, com mais esplanadas e cafés virados para o mar. Desde já devemos avisá-lo, se está a pensar em permanecer na cidade vários dias, não pense encontrar à Quarta-feira a praia que viu na Segunda-feira.

Auditório Alfredo Kraus

Isso é simplesmente impossível! Porque Las Canteras é uma praia camaleónica. Nunca será o mesmo lugar que viu no dia anterior. Será completamente diferente. Essa é outra das suas peculiaridades. Mantém-se sempre no mesmo sítio, mas apresenta-se sempre diferente.

Duas meninas a brincar divertidas na praia de Las Canteras

Já sabe! O tesouro de Las Palmas de Gran Canaria está escondido a 5 minutos do terminal de cruzeiros. Não espere muito mais pistas. Para contemplar a grande pérola da cidade basta atravessar quatro ruas. Escolha qualquer uma delas e caminhe assobiando com a toalha, o chapéu ou a prancha de surf.

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal