Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Desportos

 

Luta Canária

De todos os desportos autóctones das Canárias, sem dúvida que o mais praticado hoje em dia é a Luta Canária. Os mais antigos relatos sobre as ilhas já faziam referência à prática deste desporto vernáculo, uma modalidade de luta surgida entre os aborígenes das Canárias que se continuou a praticar nas ilhas século após século até aos nossos dias. Segundo as crónicas, os antigos povoadores do arquipélago utilizavam estas artes de luta para dirimir conflitos ou para resolver disputas referentes à propriedade de terrenos.

Lutadores em pleno combate

Presentemente, mantém-se muito viva esta tradição que nasceu há muitos séculos. Os mesmos ritos a cada geração. A Luta, a luchada, disputa-se entre 2 adversários que se enfrentam nos chamados terreiros. São círculos de areia onde os lutadores tentam derrubar o adversário, com um forcejo de truques e rasteiras que misturam força com habilidade. O vencedor é aquele que consegue que o adversário toque na areia com qualquer parte do corpo.

Apesar de ser uma arte de luta, o respeito pelo adversário está na essência deste desporto. A nobreza, o respeito pelo derrotado, o espírito comunal e a observância das formas, são as regras tácitas da Luta Canária. Cada vez que um lutador cai na areia recebe a mão do vencedor e o seu cumprimento respeitoso enquanto abandona o terreiro.

Os lutadores tendem a ser desportistas de forte estrutura, na maioria são lutadores de pesos pesados. Mas um bom lutador não deve ser unicamente forte. Os diferentes truques que utilizam para vencer o adversário requerem um estudo do rival e uma boa dose de esquemas para levá-lo ao chão. As luchadas sucedem-se em rondas onde se enfrentam os componentes das equipas, que vão sendo derrubados nesses vários confrontos. Os lutadores entrelaçam-se no início da luta, e ao toque do árbitro, começa o combate para derrubar o rival na arena.

As equipas de Luta Canária realizam competições insulares e também regionais, tuteladas pela Federação de Luta Canária, fundada em 1943.

Sítio web da Federação de Luta Canária: www.federacioncanariadeluchacanaria.com

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal