Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Desportos

 

Luta do garrote

O garrote foi de sempre uma ferramente muito útil para o pastor canario, ja que utilizaba-o em seus deslocamentos para apoiar-se no terreno ou servia-lhe para sua defesa quando as circunstâncias assim exigiam.

Nesta luta, que consiste em vencer ao adversário sem fazer-lhe mal, destacam seus singulais engate e revoando, assim como as “zapatas”  para derrubar ao adversário, a colocação frontal do garrotista e a utilização dum garrote forte e grande, cuja medida costuma ser igual ao da porta ou uma quarta por cima da sua cabeça. Não obstante, esta modalidade não se determina pelo tamanho dos paus sem não pela forma de mover-lhos e empunhar-lhos.

O començo táctico consiste em utilizar o garrote para cobrir ao mesmo  tempo que golpear, pelo que o corpo debe ficar colocado frontalmente com respeito ao adversário, por ser a posição mais estável e segura que permita proteger ao lutador atrás do garrote ao mesmo tempo que utiliza indiferentemente ambos extremos mediante duas de suas caracteristicos movimentos, o “braceo” e “mudar as mãos”.

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal