Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Cultura

 

Segredos antigos do Maipés de Agaete

Mesmo ao lado do Pinhal de Tamadaba, na parte noroeste da ilha, encontra-se o Parque Arqueológico do Maipés. Encravado na povoação de Agaete, no caminho para o Vale, o Maipés é um lugar sagrado que parece esconder-se sob a lava de um vulcão.

Parque Arqueológico do Maipés de Agaete

Um cemitério com aproximadamente 700 tumbas, em grandes túmulos de 8 metros de diâmetro e 3 metros de altura, construídas com pedras vulcânicas.

Constituem um vestígio direto dos primeiros habitantes da Gran Canaria, com enterramentos com mais de 1.300 anos de antiguidade, que, em alguns casos, revelam as pegadas deixadas pela antiga sociedade aborígene.

Parque Arqueológico do Maipés de Agaete
Parque Arqueológico do Maipés de Agaete

O Maipés de Agaete é um excecional recurso patrimonial da ilha, agora habilitado para recebê-lo. Um espaço declarado, pelo seu enorme valor arqueológico, como Bem de Interesse Cultural no ano de 1974. Dispõe atualmente de um centro de Interpretação para o visitante e de vários percursos acondicionados pela envolvente do Parque.

Parque Arqueológico do Maipés de Agaete

Além do seu importante valor patrimonial, o Maipés de Agaete é um espaço de rara beleza. Situa-se debaixo das espetaculares paredes onde cresce o Pinhal de Tamadaba, com um gigantesco fundo de pedra que se levanta como um solene cenário.


Quer conhecer o Maipés?
Consulte aqui os horários de visita.
Também pode obter mais informações no Posto de Informação Turística de Agaete

Como chegar?
Para aceder ao Parque só é preciso chegar a Agaete, atravessar a povoação em direção ao Vale, seguindo os sinais indicativos colocados ao longo de todo o percurso.


Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal