Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

A Ilha

 

Descobre Moya

Moya dispõe dum património cultural e natural que é recomendável visitar. Os jazigos Cueva de Doramas ou as de La Montañeta, constituem os bens arqueológicos mais destacados.

Ademais, um passeio por Moya nos surpreenderá pelos emblemáticos edifícios da vila. Entre eles destaca a Igreja de Nuestra Señora de La Candelaria, a Casa Museu Tomás Morales, a Heredade de Águas ou a Capela de San Bartolomé de Fontanales.

A Igreja de Nuestra Señora de la Candelaria situa-se sobre os penhascos que se precipitam sobre o Barranco de Moya. Estabelecida em 1957, esta dividida em três estruturas, com duas torres a dosadas e destaca uma amplia rosácea na fachada principal.

Frente a igreja se situa a casa de nascimento do poeta Tomás Morales, que nasce nesta vila em 1884. Na casa museu se conserva e expõe uma amplia colecção patrimonial que agrupa o fundo documental do poeta, a biblioteca e uma rica e variada colecção pictórica ligada a figura do máximo exponente do Modernismo Espanhol.

O edifício da Herdade de Águas é outra peça de singular beleza, feita em pedra basáltica. Consta de duas plantas e fachada simétrica, que conta além do mais com uma estanhada central com relógio no campanário. Destacam seus seis colunas neoclássicos na fachada do edifício que, a sua vez, mantêm uma cornija que serve de coroação na segunda planta.

A Capela de Fontanales constitui um dos imóveis mais interessantes da arquitectura religiosa popular. Foi realizada em 1872 baixo a avocação de San Bartolomé. A imagem do padroeiro se conserva actualmente na igreja nova, e é uma obra do escultor José Luján Pérez (1753 - 1815).

Mas se a visita se prolonga ao ambiente natural, Moya oferece uma das melhores oportunidades para admirar as construções rurais como casas tradicionais (de telha árabes ou franceses) a duas águas, abancares, cadeias de cultivos, alpendres, eiras ou estruturas hidráulicas como acéquias, aquedutos, cantoneiras ou moinhos.

O 65% da extensão do concelho esta designado como Espaço Natural Protegido. No Parque Rural de Doramas destaca a Reserva Natural Especial de Los Tiles, um dos últimos redutos de laurisilva da ilha cujo nome surge pela abundante presencia desta espécie: El Til (Ocotea Foetens). É ponto de visita obrigada para numerosos botânicos que chegam até Gran Canaria, pelo espectacular e variedade da flora e fauna, e pela multidão de endemismos de alto interesse científico.

As praias

A costa de Moya, com uma extensão de 4,22 quilómetros, consta com as praias de La Caleta em El Altillo e as piscinas naturais de águas transparentes apta para o banho a maior parte do ano do Charco de San Lorenzo. Na praia de La Caleta, utilizada todo o ano pelos que praticam surf de toda a ilha, pelas maravilhosas condições que possui, se celebra cada ano, a começo de Novembro, um Festival Internacional de Longboard, no que se dão encontros os desportistas de diferentes nacionalidades.

De compras

A Vila de Moya se há construído como um dos encraves de Gran Canaria onde a actividade do artesanato se desenvolve com maior tradição. O visitante dispõe duma oferta artesanal importante. Os artesãos que abrem seus ateliers quase a diário para vender sua produção.

Como trabalhos destacados no concelho podemos assinalar a cestaria de cana e pisgando, a confecção dos fatos tradicionais, crivos, instrumentos musicais de corda tradicionais em Gran Canaria como é o cavaquinho (timple), e numerosos trabalhos feitos em madeiras, pele e ferro.

Alternando-se com outros trabalhos de artesanatos tradicional, sobressai novos produtos artesão como são os sabões e perfumes feitos com produtos naturais da zona.

Gastronomia

A oferta gastronomia de Moya garante a todos seus visitantes uma variedade de pratos que, segundo a zona, incluem como ingredientes principal, carne ou peixe.

Em Fontanales por sua actividade do gado da zona, se serve fumantes pratos a residentes e visitantes, destacando os potajes um prato de colher onde o inhame não falta entre os ingredientes, e as carnes na grelha bem condimentado com molhos, especialmente de cabra e vaca. Produtos como os queijos das medianias e zonas altas do concelho, são muito conhecido pela sua variedade e cuidada elaboração.

Embora, na zona da costa seus restaurantes, se hão especializado no peixe. A variedade de espécies que se capturam nesta zona permite oferecer ao visitante, grelhados de tudo tipo de peixes, brancos e azuis.

Más realmente, é a pastelaria onde Moya se identifica. Aquí se encontram a indústria artesanais de biscoitos lustrado e suspiros, típicos do lugar e outras dedicadas a elaboração de roscas de limão, bolos de erva-doce e trutas, uns doces também muito populares no arquipélago. Cada domingo, a feira abre suas portas para oferecer o melhor dos produtos do lugar.

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal