Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Cultura

 

Museu e Parque Arqueológico Cueva Pintada

Todas as visitas à Cueva Pintada de Gáldar são guiadas. É preciso fazer marcação prévia. Pode fazê-la através do telefone 928 895 746 ou comprando o seu bilhete através do serviço entradas.com

 

Após muitíssimos anos de escavações, a Cueva Pintada e a povoação pre-hispânica situada em Gáldar, foram abertas novamente ao público. Esta inauguração converteu-se já num dos acontecimentos culturais mais importantes dos últimos anos em Gran Canaria e num forte impulso para a revalorização turística da comarca norte.

Visitantes assistem a um vídeo no Museu da Cueva Pintada
Pormenor das gravuras da Cueva Pintada

O Museu e Parque Arqueológico Cueva Pintada é o resultado de más de 24 anos de trabalhos de escavação e conservação de um enorme conjunto arqueológico. O edifício do museu foi construído sobre os restos de uma povoação aborígene canária e é um testemunho excecional da cultura dos antigos habitantes da ilha, da sociedade anterior à chegada dos europeus a Gran Canaria e dos primeiros anos da colonização. O conjunto oferece ao visitante a possibilidade de conhecer pormenorizadamente as casas e as grutas indígenas, através da observação dos trabalhos de escavação desde uma grande passarela que rodeia o povoado.
 
O museu adquire o seu nome das pinturas de Cueva Pintada, símbolo da cultura canária, as quais podem ser agora contempladas uma vez que a Gruta foi adequada à visita turística.
 
A importância destas pinturas, como memória do passado de Gran Canaria, fez que no ano de 1972 fossem declaradas Monumento Histórico Artístico. Trata-se de uma gruta artificial escavada no tufo vulcânico, cujas paredes se encontram decoradas com frisos de motivos geométricos.

Um casal a contemplar o Parque Arqueológico sobre uma ponte
Exterior do Museu e Parque Arqueológico Cueva Pintada

O Parque Arqueológico ao redor de Cueva Pintada, localizado no noroeste da ilha, é o resultado do esforço de muitíssimas pessoas envolvidas na conservação do legado histórico proveniente da cultura aborígene das Canárias
 
É uma visita imperdível para todas as pessoas interessadas em conhecer uma cultura antiga, nascida numas ilhas no meio do Oceano Atlântico
 
O Museu e Parque Arqueológico Cueva Pintada de Gáldar é um museu de sítio, entendido como zona arqueológica musealizada. Oferece, de forma paralela, um vasto programa de investigação, com atividades didáticas e de difusão. Um programa que outorga à nova instituição um papel predominante no panorama científico e cultural da ilha.
 
Pode obter mais informações no sítio web: www.cuevapintada.com

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal