Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Cultura

 

Património Arquelogico

 Cenobio de Valerón (Santa Maria de Guía)

O jazigos mais espectacular de toda Canaria, um enorme celeiro colectivo, exemplo evidente da significação da actividade agrícola dos canarios, e do poder das castas dirigentes.

 A Gruta Pintada (Gáldar)

Um dos jazigos mais importantes de Canarias, não só pelas suas dimensões, senão por albergar uns dos exemplos da arte aborigene canario: A gruta Pintada, que dá nome a tudo o conjunto domestico. São figuras geometricas representados a partir de pinturas em vermelho, preto e branco. A utilidade que pudo ter este espaço se oferece a múltiplos interpretações: grutas funerarias, lugar sagrado, vivendas.... mas não há datos suficiente como para chegar a conclusões definitivas.

(+info sobre o Museu e Parque Arqueológico Cueva Pintada)

 Parque Arqueológico do Maipés de Agaete

O Maipés de Agaete é um excecional recurso patrimonial da ilha, agora pronto a recebê-lo. Um espaço declarado, pelo seu enorme valor arqueológico, como Bem de Interesse Cultural no ano de 1974, e dispõe atualmente de um centro de Interpretação para o visitante.Preserva um cemitério com aproximadamente 700 tumbas, em grandes túmulos de 8 metros de diâmetro e 3 metros de altura, construídas com pedras vulcânicas.

(+info sobre o Maipés de Agaete)

 Necropole de Arteara (San Bartolomé de Tirajana)

Jazigos funerarios pre-histórico formado por mais de um milhar de estrutura tumular. Ocupa um territorio de dois quilómetros de comprido por um de largura. De visita obrigada.

(+info)

 Punta Mujeres (San Bartolomé de Tirajana)

Trata-se duma grande estrutura habitat e um dos númerosos assentamentos costeiros do litoral da ilha.

 Povoado de Tunte (San Bartolomé de Tirajana)

O maior conjunto de grutas de toda Canarias, é um povoado grande, toda uma aldeia aberta no interior de pedra que incluie vivenda, celeiro, necrotério e pintura rupestre.

 Las  Fortalezas (San Bartolomé de Tirajana)

Um bom exemplo de povoado fortificado formado pelas grutas naturais e lavradas artificialmente na rocha. Algumas de elas tem restos de pintura, outras de utilidade funeraria, assim como silos.

 La Audiencia (Temisas)

Povoado de grutas lavradas artificialmente, empregado para diferentes funções: dormitório, cozinha, silos, celeiro...

 Los Letreros de Balos (Agüimes)

O mais importante conjunto de gravuras rupestres de Gran Canaria, reúne no mesmo conjunto a pratica total da tipologia de gravuras de Canarias: antropomorfos, zoomorfos, inscrições alfabético, geométricos...

 Risco del Canario (Agüimes)

Situado no Barranco de Guayadeque, este conjunto de umas trintena grutas artificiais, que pelo seu difícil acesso era fácil de defender em caso de ataque.

 El Draguillo (Telde – Ingenio)

Um jazigo onde pode-se admirar gravuras, silos, grutas funerarias e grutas- vivendas.

 Almogaren de Amurga

Um dos exemplos mais complexo e espectaculais dos jazigos que hão sido interpretado como ligar de culto.

 Cuatro Puertas (Telde)

Gruta de amplo dimensões, escavado a mão na casca vulcânica. Sua peculiaridade mais caracteristica sãon as quatro portas que dão passo a uma plataforma horizontal. Seu uso se hão vinculado as prticas magico – religioso dos canarios.

 Povoado de Tufia ( Telde)

Conjunto formado por um grupo e diversas casas de pedras, concentradas em núcleos separadas e túmulos funerarios. A muitas de suas construções não se lhes hão atribuido uma funcionalidade especifica.   

 Povoado de Tara (Telde)

Aquí encontra-se as grutas artificiais mais importante de Gran Canaria e em elas se hão encontrado númerosos utensilios que serverão aos canarios para suas tarefas quotidianas.

 La Restinga / Llano de las Brujas (Telde)

O povoado esta formado por construções com uma função domestica, outras como túmulos funerarios, e alguns que puderão ser utilizados como celeiro. No Llano, as construções se sobrepõe o que põe de manifesto seu uso prolongado  no tempo.

 Bandama (Santa Brígida)

Uns dos jazigos mais singulais da ilha; as chamadas Grutas dos Canarios, um grupo de aposentos e celeiros colectivos localizados na ladeiras interior de uma caldeira. Sua peculiaridade mais significativa é a existência de gravuras rupestres.

 Grutas de los Canarios (Las Palmas de Gran Canaria)

Este conjunto arqueologico esta formado por duas grandes grutas artificias de aposento e outras mais pequenas, com silos, escavadas em dois níveis, baixo uma grande arcadas natural que as protege.

 La Cerera (Arucas)

Trata-se dum habitat em grutas, assim como estruturas edifícadas, situada numa das zonas mais fertís e proxima ao mar da ilha.

 Bocabarranco / El Agujero / La Guancha (Gáldar)

Nesta zona conservão-se os restos dum dos mais importantes povoados em superfície dos primitivos habitante de Gran Canaria. Á margem das númerosas casa, destaca a presença dos túmulos funerarios mais relevantes da ilha.

 Povoado de Acusa (Artenara)

Conjunto de antigos povoados situados em uma das zonas da ilha com terra mais aptas para o cultivo. Aposentos pintados, grutas funeraria e importantes celeiros são comús na maíoria de eles.

 Grutas de Caballeros (Artenara)

Conjunto de grutas de aposentos; em três de elas encontramos representações rupestres triangulares, e outras formas. Associa-se este lugar como espaço de elevada significação magico-religioso para os canarios.

 Grutas de los Candiles (Artenara)

Gruta artificial, que ocupa um lugar de honor na arqueologia de Canarias, cujo interior se distribuie em seis pequenas cavidade escavada cubertas com dezenas de triângulos invertidos, gravuras ou em baixo-relevo, que se supõe relacionado com a fertilidade.

 Bentayga/Grutas del Rey (Tejeda)

Composto por três núcleos, construidos em singulais formações arqueologicas que se dispõe em linha. Em les pode-se encontrar importantes exemplos de grutas- vivendas, funerarias, celeiros, espaços para  pratica religiosa e um importante almogarén.

 Povoado de Caserones (La Aldea de San Nicolás)

Sãon os restos do que foi um dos maiores povoados de toda Gran Canaria, com uma enorme densidade de casas, assim como túmulos funerarios.

 Castillete de Tabaibales (Mogán)

Ao margem dos aposentos, quartos, sobressai a presença de torre, muralhas, assim como a ordenação das edificações, que o fazem diferentes a outros jazigos.

 Majada Alta (Mogán)

Gruta de pequenas dimensões nas quais encontram-se pictogramas antropomorfos, pintados com almagre. Constituie um jazigo único pelas técnicas empregadas, assim como pelas formas figurativas.

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal