Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Cultura

 

Produtos da terra

Batata y Batata-doce

Estos dois tubérculos, que chegarão até Canarias desde América, pouco despois da conquista, passarão a formar parte indispensável da cozinha canaria.

A batata, em qualquer das suas variedades, está presente em praticamente todos os pratos de nossa cozinha, ja seja como ingrediente ou como guarnição.

Com ela realiza-se um dos pratos mais saborosos e conhecidos da cozinha canaria, as “papas arrugadas”.

Papas e batatas

Em Gran Canaria se cultivão muitas variedades, entre as que estaõ as “Quinequa” (King Eduard), um das mias consumidas, a “Cara” (White Care), a “Rambana” (Arran Baner) e a “Artudate” (Up to day).

A batata-doce, possui um agradável sabor doce que a faze muito apropiada, não só para elaborar doces, senão também para potajes e outros pratos como o popular Sancocho.

 

Hortaliça

O cultivo das hortaliças em Gran Canaria, é principalmente para o consumo própio, embora poderemos dizer que são de excelentes qualidade.

Verduras: pimentos, curgetes, cenouras...

Com elas se elaborão saborosos potajes como os de agrião, o mais popular, os de acelga, rábano silvestre e alfobre de couves, que se cozinha com as batatas e a marçaroca.

Também fazem-se originais saladas com os ingredientes em cru, como a salada de agrião.

Outros cultivos são as cabaça, abóbora e os feijões, que se utilizão de guarnição nos pratos principias ou nos pratos tão tradicionais como é o Puchero Canario.

 

O Tomate

O tomate, é um dos cultivos mais estendidos em Gran Canaria, onde se cultiva desde mais de um século, sendo um de nossos produtos mais exportados e estimados pelos suas boas qualidades.

Tomates

Com um tamanho que oscila entre os quatro e cinco centímetros, é de sabor doce e muito suculento, esta considerado como um dos tomates de melhor qualidade. Apresenta muitas variedades, embora, sem dúvida, o mais consumido e comercializado é o chamado tomate vermelho.

 

Especiarias

A cozinha canaria caracteriza-se pelo uso das ervas aromáticas e especiarias tanto na elaboração dos pratos como na preparação de molhos e temperos. Com eles não só se aporta o sabor e aroma, senão que muitos de eles têm efeito benéficos para a saúde. Entre os mais utilizados estão o cominho, o tomillo, o loureiro, o pimentão, o açafrão, o orégão, a salsa, a hortelão, o aniso u a erva-doce.

 

Fruta Tropicais

O bom clima de nossa ilha propícia a difusão de cultivos de tudo tipo de frutas tropicais, podendo-se degustar deliciosas mangas, papaia, abacate, goiaba…

Frutas tropicais: banana, papaia, manga…

Sem dúvida, o cultivo mais importante nas ilhas e em particular em Gran Canaria, é a banana e como tal, é um dos principais protagonistas de nossa cozinha.

A banana de Canarias, de côr amarelo dourado com pequenas pintas castanhas, além de consumir-se como uma simple fruta, utiliza-se em númerosas receitas: banana frita, banana com gofio, banana panada…

 

Carnes

As carnes mais utilizadas em nossa cozinha são as carnes de coelho, de cabrito e de porco. Com eles se elaborão várias receitas tradicionais a base de diferentes guisados ou temperos que lhes otorgão uns gostos muito particulares. Qualquer dos pratos das carne podem ser acompanhadas com batatas arrugadas do país ou cozidas e um bom vinho do Monte

 

Produtos de Mar

Peixes

Gran Canaria, na sua condição de ilha, possui um forte arraigamento marinheiro, por isto, pode encontrar-se uma grande variedade de peixes fresco em nossos mercados, como a sama, o mero ou atum. Entre eles destaca “la vieja”, que é um peixe autóctone de Canarias com uma deliciosa textura e sabor.

Variedade de peixes com o mar de fundo

Em nossa ilha existem muitos pratos tradicionais elaborados com peixe, como o Sancocho, “Los Tollos”, o peixe com cebolas, o enlameado de atum fresco, o salpição de peixe, etc. A maioria destos pratos se combinão perfeitamente com os molhos, ja sejam verdes ou vermelhos, assim como com o gofio.

 

Marisco

Nas costas e alcantiladas de nossa ilha se recolhem númerosos tipos de marisco entre os que destacam muitas espécies autóctones e dos quais se elaborão deliciosos pratos. Dentro de eles destacam os “burgaos”, diversas variedade de caranguejo, ou os polvos. Por último, muito estimado pelo seu sabor, devemos citar a “langosta canaria”.

 


Há uma ilha de sabores cozinhados em Gran Canaria.
Clique aqui e descubra o que esconde cada município...

Agaete - Agüimes - Artenara - Arucas - Firgas - Gáldar - Ingenio - Las Palmas de Gran Canaria - Mogán - Moya - San Bartolomé de Tirajana - La Aldea de San Nicolás - Santa Brígida - Santa Lucía - Santa María de Guía - Vega de San MateoTejeda - Telde - Teror - Valleseco - Valsequillo de Gran Canaria

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal