Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Natureza

 

Recomendações para o pedestrianista

A prática do pedestrianismo em Gran Canaria é uma actividade aberta a todo tipo de amantes da montanha, assim como a qualquer pessoa interessada em desfrutar da Natureza. Não se trata de uma actividade circunscrita a grandes especialistas ou desportistas com uma grande preparação. Contudo, é aconselhável seguir uma série de recomendações para fazer do seu percurso por Gran Canaria um itinerário tranquilo e seguro.


Recomendações pessoais

- Evite itinerários longos ou de desnível em sentido ascendente nas horas de maior calor ou quando as condições meteorológicas são mais adversas, e não se esqueça que deve contar com o equipamento adequado.

- Planeie o percurso tendo em atenção as características dos participantes e a previsão meteorológica para esse dia, bem como a distância do itinerário, a sua duração e dificuldade.

- Informe os familiares ou as pessoas de referência sobre o percurso que vai realizar e a hora estimada de regresso.

- Leve consigo o telemóvel. O 112 é o número de emergências no Arquipélago Canário, tem cobertura total e o seu serviço está disponível 24 horas por dia.

- Não caminhe à noite, com escassa visibilidade, pelo lado direito das estradas. Não caminhe sozinho.

- Não beba água das fontes, excepto naquelas que indicam ser de água potável.

- Evite ingerir sementes ou frutos da flora autóctone que possam ser tóxicos apesar do seu aspecto convidativo.

- Evite extravios, acidentes ou deterioro a nível ambiental, não procurando atalhos ou desviando-se dos caminhos.

- Em caso de doenças respiratórias, cardiovasculares ou sensibilidade a determinadas substâncias, ácaros, pólen ou a outros alergénios, recomenda-se trazer a medicação receitada, bem como dispor da licença desportiva, seguro médico ou de acidente.
 
Recomendações ambientais

- Ajude-nos a evitar os incêndios florestais. Não fume na floresta nem faça lume nas áreas arborizadas ou em matagais em dias de muito calor, secos e ventosos. Ajude-nos a preservar a natureza da ilha.

- Não deite lixo fora, mesmo que este seja orgânico.

- Respeite os caminhos assinalados, ajude à preservação da natureza. Respeite por favor o património natural e histórico das áreas rurais.

- Evite incomodar a população rural ou causar danos nas suas propriedades.

 

O nosso obrigado por ajudar a preservar o pequeno Continente em Miniatura!

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal