Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Natureza

 

Relevo e Clima

Gran Canaria tem um perímetro quase circular, com o seu cume situado em pleno centro da ilha. Isso faz com que o seu relevo seja de perfil cónico, sulcado por profundos barrancos distribuídos em forma de leque e por grandes depressões, as denominadas caldeiras. Todavia, existem grandes diferenças entre o suave relevo do nordeste e a abrupta orografia do sudoeste.

O clima de Gran Canaria é aprazível durante o ano inteiro e, consoante a orientação ou a altitude, surgem diferentes microclimas que dividem a ilha em três comarcas bioclimáticas: a NE, a Alísio-canária ou Ilha Húmida; a Ilha Seca a SO e, acima dos 1500 m, os Cumes. Toda esta diversidade deu lugar à paisagem sempre mutável de Gran Canaria, pelo que é conhecida como “Continente em Miniatura”.

Conhecer as diferentes peculiaridades do relevo e os microclimas de Gran Canaria é fundamental no momento de escolher o itinerário, assim como o calçado e o vestuário mais aconselháveis para cada percurso.

Rede de caminhos

A geografia da ilha caracteriza-se por uma intrincada e singular rede de caminhos pedestres que abrangem fáceis trilhos florestais, caminhos reais (suportados pelo Estado) e caminhos de ferradura (pelos quais, devido à sua estreiteza, não podem transitar carros, apenas equídeos), bem como sendas ou veredas reservadas para caminhantes mais experientes.

As dimensões da ilha e o seu relevo agreste dão lugar a uma infinidade de esplêndidos itinerários de curta distância e de grande desnível. Dependendo do seu traçado, estes itinerários podem ir da “costa ao cume"; são pouco inclinados e quase rectilíneos, visto que decorrem ao longo de barrancos, ou então mais serpenteantes e empinados, atravessando todos estes acidentes do terreno.

Equipamento

Não é necessário um equipamento muito técnico. Recomendam-se botas de montanha, resistentes, impermeáveis e de boa sujeição na zona dos tornozelos, optando pelos ténis desportivos para percursos mais curtos. Excepto em zonas livres de vegetação, não é aconselhável utilizar tecidos delicados ou peças de vestuário curtas, shorts, tops, etc.

Un joven senderista contempla un palmeral

Para além da pequena, mas suficiente, mochila de 30 litros, os acessórios mais recomendados são os cajados ou bastões telescópicos de marcha, para facilitar nas grandes subidas, e o telemóvel por uma questão de segurança.

Recomendações pessoais e ambientais

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal