Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

A Ilha

 

Descobre Santa María de Guía

O concelho de Santa María de Guía oferece diversas possibilidades de lazer e visitas para o turista interessado em apreciar obras arquitectónicas e espaços naturais.

Um percurso pelas ruas de Santa María de Guía permite mostrar a beleza de suas edificações, em especial depois do processo de pintado e embelezamento das casas do centro urbano que faz perder-nos num mundo cheio de cor e alegria, transportando-nos ao esplendor que outrora tinha o concelho.

O Centro histórico é declarado Monumento Histórico – Artístico Nacional em 1982. Entre suas construções poderemos destacar a Igreja Paroquial, cuja fachada é de estilo neoclássico e esta flanqueado por duas torres laterais. Em seu interior se conservam obras de arte de grande importância, entre os que destacam retábulo e imagens do escultor José Luján Pérez, natural deste concelho. Na Igreja se pode visitar também o Camarim da Virgem (aberto quarta-feira e sábados das 10:00 até 14:00 hora) lugar onde repousa nossa padroeira e onde estão expostas diferentes artigos de ourivesaria de entre os que destacam os andos de baldaquins de prata que enquadra e imagem da Virgem de Guía. Também se encontram objectos têxteis como alguns mantos da Virgem, estandartes, pálios, casula dalmática, capas e ternos utilizados em épocas passadas pelo clero.

A Casa de Los Quintana é outra mostra da arquitectura do concelho, situada na Praça Maior de Guía, sua edificação data do século XVII. Destaca a varanda canaria/mudéjar em madeira e brasão dos apelidos Guanarteme e Quintana.

A Casa de Néstor Álamo localizada na rua San José é um lugar digno de visitar. Trata-se duma vivenda construída no S.XVIII. Restaurada recentemente pelo Concelho Municipal e a Câmara Municipal de Guía para seu uso como museu do autor.

A Capela de San Roque também forma parte do Património Histórico. Se localiza na Praça Homónima, na parte alta da cidade. É um edifício relativamente moderno de estilo neoclássico, realizado com cal e cantaria do país. A Capela de San Sebastián é uma típica capela canaria construída no século XVI e recentemente restaurada conforme a seu estilo original.

Mas si o que se deseja é apreciar o ambiente natural do concelho, é de destacar a Reseva Natural Especial do Brezal, composta, principalmente, por loureiros, azevinhos, urze, frias e granadinhos.

Os lugares mais característicos de Guía são o Cenóbio de Valerón, um conjunto arqueológico, declarado Bem de Interesse Cultural em 1978. O Cenóbio era um grande celeiro fortaleza onde a população pré-hispânica armazenava sus excedentes. Graças as cavidades escavadas na pedra. O Tagoror del Gallego é outro dos jazigos arqueológicos da ilha, composto por uma área de forma semi-circular no que se apreciam três tronos realizados em pedra escavada na montanha e rodeado pelos que pode ser umas espécies de bancadas. Se acredita que pode ser um “ Palácio de Justicia”.

As praias

Santa María de Guía é um concelho costeiro eminente rochoso. Embora, disponha de três praias as que vão, principalmente, os habitantes da zona.

A praia de San Felipe esta localizada no extremo ocidental da costa da Lairaga. Seu aceso, um caminho em bom estado, se realiza através dum cruzamento de El Pagador.

Nesta praia um dos maiores atractivos, além de ser uma zona de pouco turismo, é a possibilidade de praticar surfing, dada a força do mar nesta zona. Por esta parte da ilha, também há precipitados penhascos pelo que e frequente a pratica de parapente.

Nesta zona se encontram muitos dos melhores restaurantes e bares do concelho, que baseada sua oferta nos produtos tirados diariamente do mar.

A praia da Roque Prieto esta localizado no bairro de La Atalaya, a dois quilómetros do centro da aldeia. Um dos seus atractivos é a piscina natural, que dispõe de muito boas condições para o banho. Por último, a praia de Caleta Arriba, esta localizada no limite entre Guía e Gáldar, e é também uma zona costeira de pouco tráfego de visitantes.

De compras

Guía é um dos concelhos grancanarios com maior arraigamento artesã. O visitante poderá escolher entre vários atelier de artesanato ou feira municipal, localizado na Praça Grande e na Praça de Luján Pérez e que abre suas portas a terça-feira e os domingos em horário de 08:30 até 13:00 horas. Se deseja adquirir produtos da terra, deve saber que Guia destaca, principalmente, pela elaboração do queijo de flor.

Mas se seu interesse é comprar algum produto artesã, Santa María de Guía é um dos concelhos onde a produção de faca canaria tem mais arraigamento. A faca canaria é instrumento que levavam os agricultores e criadores do gado da ilha. Sua emprenhadora é realizada com incrustações metálicas e de corno com formas geométricas. A navalha se caracteriza pelas suas grandes dimensões, entre 15 e 20 centímetros.

Elementos e móveis talhados em madeira são outros dos grandes atractivos em Guía. Atelier artesão localizado no centro da aldeia oferece um exemplo deles: varandas canárias, baús, talhas canárias… Por último, a cestaria e os trabalhos de vime também são muito populares em Guía e outro dos produtos mais comprados nos ateliers de artesanato.

Gastronomia

O queijo de flor de Guía é um produto gastronómico por excelência em Santa María de Guía. Sua elaborar baseada em coalhar a leite crua de vaca e ovelha utilizando alcachofra da flor do cardo azul. Sua autenticidade reside também na sua cura, já que esta se realiza sobre esteira colocadas em grutas de pouca humidade, o que contribui a dar-lhe uma peculiar aroma e gosto.

O queijo é o alimento básico para algumas comidas que podem saborear-se não só em Guía senão o resto da ilha, como o molho do queijo ou as filhós de queijo tenro.

E se os campos de Guía são terra do gado, no velho centro da cidade a gastronomia local tem na pastelaria a sua maior exponente. O sortido é variado e nele esta incluído as “lengüillas”, que são uns biscoitos de migalhas estaladiços que recebem o nome por o parecido da sua forma, os mantecados, e bolos de anis, de passas, de canela ou amêndoas.

A condição costeira de Guía também favorece a que seus restaurantes ofereçam a melhor selecção de peixe da zona: polvo, mexilhões, cabrinhas, velhas…

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal