Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Um mar de golfinhos

 

Um mar de golfinhos

Uma constatação da inteligência dos golfinhos, entre muitas outras coisas, é o facto de elegerem a Gran Canaria.

Os golfinhos, que pela sua facilidade em encontrar alimentos dão-se ao luxo de dedicar a maior parte do tempo a brincar e a divertirem-se sem parar, principalmente no sul da ilha, num mar calmo oxigenado pelos frescos alísios do norte, que lhes são irresistíveis para uma vida regalada.




A actividade dos vários grupos começa logo com os primeiros raios de sol que iluminam as praias. Vulgarmente designados pelos islenhos como toninas, a visão das suas aletas dorsais surgindo à superfície é infalivelmente sinal de festa. O seu avistamento converte-se na principal atracção do dia. E por essa razão, desde há já alguns anos que várias empresas locais oferecem aos visitantes a oportunidade de desfrutarem da companhia da família golfinho, com embarcações autorizadas para se aproximarem aos seus habitats, com as garantias e cuidados exigidos pela legislação, com a supervisão a bordo de biólogos e especialistas que vão proporcionando informações aos passageiros.

Silvana Neves, bióloga da SECAC, Sociedade para o Estudo de Cetáceos no Arquipélago Canário, que aponta os dados científicos desde a ponte de comando de um destes barcos, os quais se podem contratar nas zonas turísticas de Gran Canaria, confirma o que é evidente: "Este é o paraíso dos cetáceos. Das 87 espécies que existem no mundo 29 encontram-se aqui..." A Rede Natura 2000 considera-o igualmente como "o lugar de maior valor ecológico da Europa". Além do roaz-corvineiro podem-se observar facilmente golfinhos comuns, riscados e pintados.




É um emocionante safari que dura cerca de duas horas, com saídas duas vezes por dia, em busca da fascinante imagem de exemplares que, como o golfinho roaz-corvineiro, chegam a pesar mais de meia tonelada, o que não lhes impede de saltar por cima da proa, desenhar uma espectacular pirueta no ar –sozinhos ou em grupos-, e descer levantando espuma sobre a sua aleta dorsal mesmo diante dos visitantes. E se lhes apetecer, até aplaudem.

Mas antes disso acontecer, os passageiros vivem a emoção deste encontro com o inesperado. O capitão do barco e os seus avistadores, apetrechados com potentes binóculos com estabilizador, perseguem os vestígios da manada no mar. Indícios que podem ser uma gaivota oportunista pendente da pesca dos mamíferos, um rasto inexplicável sobre a água ou o aviso por rádio de alguns pescadores, que informam sobre a situação e o número de exemplares que decidiram proporcionar hoje o grande espectáculo.

Durante o trajecto até ao objectivo final, a tensão aumenta e sem aviso prévio surge uma competição para ver quem é o primeiro a apontar com o dedo.

Dois golfinhos sulcam o mar de Gran Canaria
Um passageiro a fotografar os golfinhos num barco de avistamento de cetáceos

Ao longe deduz-se uma sombra furtiva, agora duas, depois três e finalmente uma grande mancha de aletas dorsais que, quando chegam ao nível da quilha, arrancam em velocidade, até ao ponto que já não nadam mas sim voam. Tudo isto a escassos metros da borda do barco, e com uma agilidade tão estonteante que os próprios golfinhos se riem dela.

Ali pode-se avistar golfinhos bebés conduzidos pela mães, tentando imitar as piruetas, a machos musculados, resplandecentes em cinza e prata, elevando-se em espiral, e grupos inteiros oferecendo coreografias previamente ensaiadas, criando um dos espectáculos mais puros que a Natureza pode oferecer, o que provoca no público o mesmo efeito que um “contacto em terceiro grau”. E não se trata de uma simples metáfora, mas sim de um encontro, em Gran Canaria, com uma das mais espectaculares maravilhas do planeta.

Saídas diárias desde Puerto Rico. Embarque no mar dos golfinhos.


Multiacuatic
Tel: (+34) 626 982 152
E-mail: multiacuatic@telefonica.net
Web: www.dolphinwhales.es

Spirit of the Sea
Tel: (+34) 928 562 229
E-mail: spirit@dolphin-whale.com
Web: www.dolphin-whale.com

TaxiBoat Gran Canaria
Tel: (+34) 928 763 906
E-mail: info@taxiboatcanarias.com
Web: www.taxiboatcanarias.com

Trips Gran Canaria
Tel: (+34) 639 941 547
Web: www.tripsgrancanaria.com

Pode encontrar mais informações em qualquer Posto de Turismo da Ilha. Não deixe de descobrir tudo o que esconde o mar de Gran Canaria.


Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal