Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

A Ilha

 

Descobre Valleseco

Valleseco se caracteriza por ser um concelho eminentemente agrícola e com um ambiente natural próspero. Estas duas circunstâncias permitem que o visitante disponha duma grande variedade de sendas e caminhos reais e percursos e, assim, poder desfrutar dum interessante reduto de laurisilva de grande valia botânico, como no Barranco da Virgem, situado no Parque Rural de Doramas.

Dentro deste Parque Rural também se encontram A Lagoa de Valleseco e o Pico de Osório. Este último é um esplêndido miradouro onde se pode admirar uma das melhores vistas do Norte de Gran Canaria.

O encrave natural da Área Recreativa da Lagoa abrange uma extensa representação de flora canaria. Esta dotada, assim mesmo, de grelhador, jorro de água e mesas baixo os castanheiros para passar um dia inesquecível no campo.

Calderetas é outra antiga caldeira vulcânica de grande beleza paisagística na que se mistura as cores ocres dos castanheiros com álamos, nogueiras, escobones, etc e se localiza num dos principais caminhos reais do concelho. Se continuamos nosso percurso para Cueva Corcho e Crespo, nos encontrámos extensos pinheiros incluindo no Espaço Protegido das Cumes e vistas panorâmica que em dias claros se prolonga até o mar.

O limite do concelho, uma paisagem cheio de contrastes junto ao vulcão mais recente de Gran Canaria, o Montañon Negro. A rede hidráulica que percorre o concelho de lado a lado também é considerada de grande importância pela sua valia etnográfica. Fontes, pilar, acéquias, moinhos ou lavadouro construídos desde começos do século XIX são parte do património cultural de Valleseco. É a denominada “Ruta del Agua” (Rota da Água), que se admira através de sendas e caminhos.

O edifício mais notável de Valleseco é a Igreja de San Vicente Ferrer, arquitectura simples e eclética em seu estilo, construída segundo o projecto de Laureano Arroyo Velazco. Em seu interior, encontramos uma jóia do século XVIII, um órgão de origem alemão de grande valia histórico.

De compras

Valleseco é um lugar ideal para comprar produtos da terra ou para conseguir a mais tradicional artesanato da ilha.

Se decide pela primeira opção, o mais prático é aproximar-se a sua Feira Municipal, que tem lugar no centro do concelho, e que abre suas portas todos os domingos pela manhã desde 08:00 horas até 14:00 horas. Ali poderá adquirir desde os produtos da terra mais saborosos até móveis de madeira ou plantas ou flores do lugar.

Mas se o que procura é comprar objectos de grande valia artesã, Valleseco é um dos concelhos da ilha no que os ofícios artesanais não hão ficado inalteráveis ao passo do tempo. Este árduo lavor artesanal se vê compensada com belas peças que constituem autênticas obras de arte de nossa tradição artesã canaria. Todas estas peças se podem admirar na exposição estabelecida no Atelier de Artesanato no centro do concelho. Trapeiras, fatos típicos, cerâmica, crivos, violas, timples, objectos e aprestados de livrança ou cestas de vime são algumas das valiosas peças de artesanato que não podem deixar de adquirir-se em Valleseco.

Gastronomia

Entre os atraentes gastronómicos do concelho é o saboroso queijo feito na Queijeira de Madrelagua, ou o Pão de Lanzarote e o Recinto ou o gofio do Moinho, deste último lugar. O mel milflores (feita pela cooperativa local) e o vinho de mel são outros produtos muito aceitados pela sua grande qualidade.

Entre os pratos que poderemos saborear nos diferentes da zona estão os potajes de agrião ou de rábano-silvestre ou as carnes (cabra, porco ou concelho), são as melhores da ilha, devido a sua grande tradição do gado do concelho. De sobremesa, poderemos saborear um pudim caseiro, ou arroz-doce ou as torrinhas com mel.

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal