Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

A Ilha

 

Descobre San Mateo

Um passeio pelo centro antigo de San Mateo faz imprescindível visitar a Igreja Paróquial de La Vega de San Mateo, localizado na Rua Principal, onde nos encontramos um edifício de dois naves, (ao lado esquerdo data de 1800 e o lado direito de 1895) cuja parte superior central esta coroada por vários sinos, projectados por José Luján Pérez. O sino do templo, agregado ao templo quatro anos depois de sua construção, foi enviado desde Cuba por emigrantes canários desta localidade. Esta igreja mostra um estilo onde destaca o ecléctico, com influência neoclássica.

A Alameda de Santa Ana, localizada junto a Igreja foi construída em 1.943. Para ele a Câmara Municipal adquiriu assoalhadas em lugar que ocupava uma antiga padeira cujo forno estava situado no lugar que hoje ocupa o Quiosque da Musica. Actualmente junto a Câmara Municipal e a Igreja Formam um conjunto de estilo neo-canário muito depurado.

O ambiente natural da Vega de San Mateo merece outro passeio. O visitante pode aproximar-se ao Roque Bicacaral, no bairro de La Bodequilla, miradouro natural, a meio caminho para Santa Brígida, que oferece umas magníficas vistas da zona.

Assim mesmo, pode realizar a rota do Barranco de La Mina, que se entende ao longo de Las Lagunetas e La Yedra. É um barranco por onde fluiu água todo o ano, que laurisilva e dos antigos moinhos de agua existentes na zona.

Miradouro da montanha Cabreja, localizado na montanha do mesmo nome, constitui um maravilhoso observatório da bacia do barranco Guiniguada,do território municipal e das medianias de Gran Canaria e inclusive da cidade de Las Palmas de Gran Canaria. O miradouro natural de la Cruz e o Montahom também mostra uma excelente vista panorâmica do concelho.

Hoya del Gamonal, Roque e Cruz del Saucillo; formam parte do Espaço Natural Protegido Dos Cumes, de extraordinária beleza e valia intrínseco pela variedade do endemismo que entesoura.

Por último, existem zonas recreativas onde poder desfrutar dum dia ao ar livre: A zona Recreativa de La Lechucilla, a escassos quilómetros do centro do concelho e integrada numa zona de castanheiros dispõe de lugares para realizar churrascos e a zona recreativa de los Llanos de Ana López, situada nos altos da Gruta Grande num bosque de pinheiros e cercado de vegetação própria da Cume de Gran Canaria.

De compras

Na Vega de San Mateo é tradicional sua feira agrícola todos os fins-de-semana. Isto demonstra a importância da actividade agro-pecuária da zona. Os aldeãos e visitantes se passeiam para adquirir hortaliças frescas, frutas, queijos, etc.

Nesta mesma feira é possível apreciar o artesanato do concelho. Também são excelentes seus queijos e seus vinhos que com sua grande qualidade dão prestigio a caves do concelho.

Entre as actividades artesanais que se desenvolvem em San Mateo se encontra a cestaria em vime, a elaboração de facas canárias, e o trabalho da pele (couro) e a madeira.

Gastronomia

A actividade do gado e agrícola do concelho de San Mateo garantem muitos pratos saborosos para o visitante. Os diferentes restaurantes da zona oferecem pratos típicos de carne de porco, adobe, costelas, chouriços grelhados, etc. Os potajes de hortaliças, o gofio escaldado e queijo tenro de San Mateo são outros dos pratos mais saborosos do concelho.

Mas em San Mateo é possível provar a cozinha mais tradicional e a mais selecta, sempre com os ingredientes de horta canaria.

As sobremesas, baseada nos ripicos doces canários realizados com bienmesabe, ou a leite frita e o frangollo estão sempre a disposição do visitante em qualquer de seus restaurantes.

Todos eles bem acompanhados com os vinhos da comarca.

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal