Gran Canaria
Gran Canaria
Já estou aqui

Mogán

Mogán

Mogán é outro município eminentemente turístico, situado a 93 quilómetros de distância da capital Las Palmas de Gran Canaria. A sua área é de 172,44 quilómetros quadrados, o que o transforma no segundo município mais extenso da ilha. Está situado 22 metros acima do nível do mar, até chegar a cotas mais elevadas no interior do município, na Montanha de Sándara (1.583 metros).

 

 

O relevo de Mogán é caracterizado por grandes declives, intercalados com fundos precipícios, com origem no interior da Ilha, e que se estendem até ao mar. Os mais espectaculares são os Barrancos de Veneguera e de Mogán, onde se podem apreciar as paisagens de maior beleza.

As praias que se desdobram pela costa desta localidade costeira integram várias urbanizações turísticas: Arguineguín-Patalavaca, Anfi del Mar, Puerto Rico, Amadores, Tauro, Praia do Cura, Taurito e Porto de Mogán. Em todas elas se destacam as instalações hoteleiras e os restaurantes que as contornam com avenidas e passeios. Além disso, conta com uma óptima infraestrutura para a prática do turismo náutico, assim como possui portos desportivos. A observação de cetáceos é uma das experiências mais fantásticas que o município proporciona aos amantes do mar.

O Porto de Mogán é um bairro de marinheiros que, pela sua extraordinária localização e beleza natural, deu origem a uma das mais belas urbanizações. O seu molhe desportivo tornou-se num ponto de encontro para numerosos praticantes internacionais de desportos náuticos. 

Se preferir uma visita cultural, recomenda-se um passeio pelas ruas do antigo centro de Mogán, onde se pode contemplar a Igreja de San Antonio, erigida no ano de 1814. Nela se pode admirar um belo tecto em caixão, em talha de madeira. Também perto do Parque de Nicolás Quesada, em Rincón de Mima, o visitante pode contemplar os cinco murais que apresentam as roupas tradicionais das Canárias. Como curiosidade, na estrada em direcção ao Puerto de Mogán está o Molino Quemado, construído no século XIX e que abasteceu toda a comarca com gofio e farinha. É o maior moinho de vento da ilha com uma altura de sete metros.

Este município também possui a maior barragem da ilha: a Barragem de Soria a 18,8 quilómetros da localidade de Mogán. A vegetação é constituída, predominantemente, por cardonales e tabaibales, plantas endémicas da ilha, muito embora também existam no município vastas áreas verdes montanhosas com uma importante massa de pinheiro das Canárias, oásis de palmeiras e árvores de frutos exóticos.