Gran Canaria
Gran Canaria
Já estou aqui

Santa Lucía

Santa Lucía

A Vila de Santa Lucía está situada a 51 quilómetros da capital da Ilha, com uma altitude de 680 metros acima do nível do mar.

A Igreja de Santa Lucía é um edifício histórico artístico que está situado na zona alta do município. Na sua estrutura, destaca-se a bela fachada em cantaria que, juntamente com o branco e a morfologia da sua cúpula, a tornam num edifício inconfundível. Destaque ainda para uma cruz de Jesus de 50 cm., obra do criador de imagens religiosas local Luján Pérez, construída totalmente em madeira. Muito perto está situado o Museu da Fortaleza El Hao, de grande interesse arqueológico, pois exibe o espólio achado nas escavações arqueológicas da área. Nos arredores deste museu existe um jardim, no qual se pode apreciar a flora autóctone e árvores de fruto de diferentes latitudes.

A Vila de Santa Lucía é um município com grande actividade comercial, resultante do seu aumento demográfico. Assim, a área de Vecindario é uma das referências comerciais mais importantes da Ilha. 

Uma grande parte do município faz fronteira com o mar. Todavia, apenas dispõe de uma única praia, que é considerada inigualável para a prática do windsurf, Pozo Izquierdo. Na verdade, esta praia foi escolhida como um dos pontos principais para a realização do campeonato mundial de windsurf, todos os anos, e, além disso, nela está instalado o Centro Internacional de Windsurf. 

Na costa sudeste situam-se os três núcleos urbanos mais importantes do município de Santa Lucía, pelo seu desenvolvimento comercial e industrial: Vecindario (onde se realiza todas as quartas-feiras o mercado popular), Sardina del Sur e El Doctoral.

Na zona interior prevalece um ambiente agrícola, que forma um grande oásis no centro das escarpadas encostas da Caldeira das Tirajanas, composta por diversos núcleos rurais, El Ingenio de Santa Lucía e Sorrueda, com esplendorosos palmeirais, uma enorme represa, áreas de cultivo e magníficos miradouros, entre os quais, Guriete, Ingenio e Sorrueda.

Se optar por uma visita ao centro do município de Santa Lucía, recomenda-se um passeio pela Fortaleza de Ansite, um bloco vulcânico, no qual se localizam numerosas grutas autóctones de habitação e enterro, e onde foi descoberta grande quantidade de material arqueológico, que remonta ao período pré-hispânico na Gran Canaria. Reza a lenda que este foi um dos últimos lugares dos povoadores pré-hispânicos, os Canários. A 29 de Abril de 1483 ocorreu a conquista de Ansite.

Para obter mais informações turísticas sobre o município, visite o posto de Turismo de Santa Lucía localizado em Vecindario.