Gran Canaria
Gran Canaria
A Ilha

Descobre Santa Brígida

Descobre Santa Brígida

A história de Santa Brígida se reflectia ainda em seu ambiente natural, que resulta uma excursão muito atraente para todos os visitantes do concelho. Assim, um dos lugares que mostram o passado aborígene é Gruta de Los Frailes, que se encontra localizado junto à ponte de La Calzada, escavada no vulcão da Caldereta. É um jazigo formado por 37 grutas naturais e foi descoberto em 1933.

A Gruta de Los Canários se localiza na parede norte da Caldeira de Bandama. Foi utilizada pelos antigos canários como celeiro, e nela se hajam importantes inscrições líbico-bereberes, conhecidas desde o século XIX. Deste jazigo procedem algumas vasilhas que formão parte da colecção do Museu Canário. Também o Vale de La Angostura e Las Melequinas oferecem números pegadas aborígenes de interesse: Trata-se de grupos de grutas escavadas na rocha, silos e veredas. Sua importância há motivado declarar a comarca como Bem de Interesse Cultural. As proximidades de La Angostura se hajam conjunto arqueológico del Tejar. Recebe seu nome graças a um antigo forno de telha, existente desde o século XVI. Nele podem-se admirar os restos dum muro de pedra seca que sugere a existência duma casa aborígene ou a formação dum túmulo funerário. Assim mesmo, se hão encontrado peças de cerâmicas, vasilhas ou talhas e curiosas pintaderas.

Se passeia pelo centro da aldeia é fácil ver a Igreja Paroquial de Santa Brígida. Em 1525 se fundou a primeira capela onde agora se encontra a Igreja actual. O templo, trás sofrer um incêndio, apresenta um exterior com características neo-góticas, e um interior típica de muitas igrejas da ilha, planta de três naves de igual altura, abobada de meio cano, que mostra características severas que respondem a uma estrutura antiga. Também podemos visitar o Parque Agrícola de Guiniguada, junto ao Palmeiral de Satautejo.

Em seus arredores, Santa Brígida oferece paisagens de extraordinária beleza, entre outros a que destacar o Dragoeiro do Barranco Alonso, localizado na zona do mesmo nome, a este dragoeiro se lhe calcula uma antiguidade de uns 500 anos, chama a atenção não só pela sua beleza e majestosas da capela senão pela situação do mesmo, já que esta pendurado dum penhasco.

A zona do Monte Lentiscal se caracteriza pela abundância e variedade nas espécies arvoradas: lentiscos, almiscareira, mocanes, medronho, dragoeiro, oliveira silvestre, sabinas…., que hão dado lugar a diferente topónimos na zona. Actualmente, este bosque há reduzido por causa da massiva construção, destacando o cultivo das videiras.

O Monumento Natural de Bandama, esta localizada a 574 m. de altitude com uma extensão de 325 hectares, é um maior dos vulcões, da actividade recente em Gran Canaria. Trata-se dum cone de cínder relativamente simétrico, com uma cratera de ferradura aberto ao noroeste que surge na divisória dos Barrancos de Las Goteras e de Los Hoyos. Este vulcão deposita uma área muito extensa de cinglossa, com uma grossura meia de quatro metros, constituindo o campo de piroclásticos mais extensos da ilha.

Desde o cume pode-se divisar grande parte da ilha de Gran Canaria, junto a Caldeira encontra-se o Clube de Golfe e o Clube de Hipismo de Bandama.

Santa Brígida oferece outro grande atractivo a seus visitantes: a Rota do Vinho. Os Lagares são a primeira paragem desta rota vitivinícola, localizado em zonas próximas as terras do vulcão de Bandama. Existem um total de sete lagares. Nesta mesma zona hajamos uma casa solarenga de estilo tradicional canário e a muita pouca distância encontram a La Cruz del Inglês, entre o limite dos concelhos de Santa Brígida e Las Palmas de Gran Canaria. A rota continue pela Caldeira de Bandama, cujo nome procede de Daniel Van Dame, comerciante flamengo do século XVIII, e se apanha a estrada geral se chega ao Monte Lentiscal, onde encontramos o monumento a zona vitivinícola e podemos saborear os célebres vinhos do Monte, em alguma das caves da zona. Alguns destes vinhos contam com região demarcada. O ascensão a Caldeira permite admirar quintas dedicadas ao cultivo de videiras, emprazadas em terrenos lácticos ou que é o mesmo: carvão.

De compras

Todos os sábados e domingos de manhã no concelho de Santa Brígida abre as portas de sua feira agrícola e de artesanato. Ali os aldeãos e visitantes compram os produtos da terra, uma grande variedade de queijos, pão do campo, compota e mel artesanais e uma variada pastelaria.

Mas este concelho a características pelo grande lavor artesanal de elaboração de utensílio de barro e outras tigelas. Na zona de La Atalaya se encontram numerosas provas desta actividade. Neste centro histórico do bairro de La Atalaya é possível visitar a Casa Alfar de Panchito e o Centro Locero de La Atalaya, que fomenta a lembrança desta tradição, oferecendo ao visitante um atractivo cultural.

O concelho da Vila de Santa Brígida, durante anos também foi conhecido pela construção de instrumentos de corda: timple, viola, bandura, etc… para cuja realização se utilizavam diferentes madeiras, como a nogueiras, laranjeiras, palosanto… Os crivos canários e bordados também hão estado presentes nos trabalhos artesanais deste concelho, ao igual que a realização de vassouras com folha de palma.

Gastronomia

Em Santa Brígida, ao igual que em muitos outros concelhos do interior da ilha, a gastronomia canaria esta muito presente. A actividade agrícola e do gado da vila permitem oferecer ao visitante saborosos pratos de carnes grelhadas, potaje de verduras e deliciosos caldos.

 

A Casa do Vinho de Gran Canaria converteu-se numa referência para a degustação e promoção dos vinhos da Ilha.

Mas em Santa Brígida é característica a lavor do artesanato de produtos como a mel, a compota de frutas da zona e a pastelaria em mel e amêndoas, principalmente.

E para acompanhar estes deliciosos pratos, Santa Brígida oferecem uns dos melhores vinhos da região e da ilha: Os vinhos do Monte, vários de eles com região demarcada.

E como sobremesas os celebres biscoitos lustrado e os maçapões.