Gran Canaria
Gran Canaria
A Ilha

Descobre Telde

Descobre Telde

O município de Telde destaca-se pelos seus numerosos vestígios arqueológicos devido ao facto que esta zona foi, na época pré-hispânica, um dos dois reinos em que se dividia a ilha de Gran Canaria. É por este motivo que o visitante pode aproximar-se e apreciar alguma das jazigas arqueológicas mais destacadas, como Baladero, Tufia, Cuatro Puertas, Tara e Cendro.

As jazigas de Cendro, Tara e o Baladero são formadas por conjuntos de covas de habitação, realizadas umas vezes de forma artificial, e outras, aproveitando covas de origem vulcânica. A jaziga de Baladero encontra-se mesmo ao pé do conjunto histórico artístico de São Francisco, e foi um dos lugares mágico-religiosos mais importantes da cultura aborígene. Por último, Tufia é a jaziga com as mais notáveis proporções, tanto pelas suas covas como pelo complexo de casas de pedra tosca.

A Montanha das Quatro Portas é um conjunto de covas que foram habitadas pelos aborígenes. Segundo os historiadores teriam servido de alojamento e lugar de trabalho dos embalsamadores.

Se desejar visitar o casco histórico do município de Telde, é imprescindível uma excursão pelo Bairro de São João, que constituiu o núcleo fundacional da cidade. À volta da primitiva Igreja de São João Batista e da Praça Mayor situam-se os principais edifícios civis e religiosos, pelo que é o centro administrativo do município.

A Igreja de São João destaca-se pela sua Capela Maior, uma obra composta por dois retábulos, um gótico-flamenco e outro barroco do século XVIII que enquadra o anterior. Nela se encontra o Cristo crucificado, importado da América e realizado segundo uma técnica índia, com pasta de milho.

O passeio pela cidade de Telde também se torna imprescindível pelo Bairro de São Francisco,  formado por ruas estreitas e sinuosas que se erguem para a colina de Santa Maria. O bairro de São Francisco caracteriza-se por casas baixas com telhados de duas águas e de paredes largas caiadas que se comunicam entre si através de ruas que se encontram empedradas de maneira particular. Neste bairro é possível visitar o Templo de São Francisco, no qual se destacam os retábulos pétreos de Santa Rita de Casia, de Santo Domingo de Guzmán e de Santa Lucía.

A visita histórica acaba no Bairro de São Gregório, ponto de assentamento dos comerciantes e artesãos. A Igreja de São Gregório destaca-se pelos seus retábulos neoclássicos e pela talha da Virgem das Dores.

As praias

Telde também chega ao mar, entre escarpados e bonitas praias de lava triturada. Da mesma forma, é possível visitar bonitas baías, como Gando, que é provavelmente o primeiro porto natural da ilha.

Também, em Telde estendem-se praias que inclusive guardam mistério e beleza, como São Borondón, fazendo recordar a lenda do frade irlandês, ou a bonita praia de Ojos de Garza, casa-lar da maioria da avifauna que frequenta estas costas.

Destacam também nestes quase dez quilómetros de litoral municipal, as praias da Garita, Melenara, de tradição marítima e com uma extensão de 600 metros lineais de areias finas, premiada durante vários anos consecutivos com a Bandeira Azul, outorgada pela Fundação Ambiental na Europa, devido à série de serviços que oferece, além das de Salinetas e Tufia, que surgem como uma prolongação urbanística do antigo assentamento aborígene no local.

Todas estas praias são muito frequentadas pelos banhistas, pelas suas condições climatéricas e pela variedade de serviços que oferecem: restaurantes, serviços médicos, etc. Telde conta com passeios marítimos cuidados através dos quais se pode usufruir, a andar, vários quilómetros de costa.

De compras

Telde caracteriza-se por ser um município eminentemente comercial. Numerosos estabelecimentos e centros comerciais estendem-se pelos principais bairros desta localidade, principalmente no Bairro de São Gregório. Se desejar adquirir móveis, Telde é o município a escolher.

Mas se o visitante prefere comprar elementos de artesanato que se elaborem no município, deve saber que em Telde são característicos os objectos de cestaria, a fabricação da popular faca canária, a tecelagem e as tinturas naturais, a olaria e os trabalhos sobre ferro e metal.

O turista pode visitar algumas das oficinas artesanais que se encontram nos bairros mais antigos do município, onde é possível ver in loco o trabalho e adquirir algum produto.

Telde também abre todos os sábados no casco urbano um mercado e todos os domingos no casco do Bairro de Jinámar, no qual é possível comprar produtos da terra e objectos artesanais.

Gastronomia

O município de Telde dispõe de várias praias e zonas costeiras que garantem ao visitante um agradável lugar para saborear os pratos típicos da cozinha canária, principalmente aqueles  onde o peixe e o marisco são os principais ingredientes. Parrilhadas de salmonetes, cherne e samas combinam-se com o polvo frito, mexilhões e lapas ou longorones fritos.

O popular sancocho, prato típico de peixe cozido, a ‘pella’ de gofio e as batatas enrugadas com molho são outras das alternativas.

No interior do município, o visitante também pode degustar uma cozinha variada e rica, destacando os tradicionais ensopados, adubados com carne de porco, a sopa de peixe, o assado de cordeiro e cabrito e também os derivados da caça, principalmente o coelho em salmorejo.

A doçaria local assenta em sobremesas muito doces, como o bienmesabe (sobremesa de amêndoas trituradas), ou ovos mole.

Mas um dos doces mais tradicionais do município são as deliciosas tortitas de carnaval.