Gran Canaria
Gran Canaria
Já estou aqui

Telde

Telde

Telde está situado a 13 quilómetros de distância da capital da Ilha. É o município mais extenso e povoado da comarca oriental da Ilha de Gran Canaria. 

O município de Telde destaca-se pelos seus numerosos vestígios arqueológicos devido a esta zona ter sido, na época pré-hispânica, um dos reinos em que se dividia a Ilha de Gran Canaria. Assim, podem apreciar-se algumas jazidas arqueológicas como Baladero, Tufia, Cuatro Puertas, Tara e Cendro.

Para visitar o centro histórico do município de Telde, é imprescindível uma excursão pelo Bairro de San Juan, que constitui o núcleo fundacional da cidade. À volta da primitiva Igreja de San Juan Bautista e da Praça Mayor situam-se os principais edifícios civis e religiosos.  

A Igreja de San Juan destaca-se pela sua Capela-Mor, uma obra composta por dois retábulos, um gótico-flamengo e o outro do século XVIII, que emoldura o anterior. Nela se encontra o Cristo crucificado, importado da América e realizado segundo uma técnica índia, com pasta de milho e o tríptico de Pincel trazido da Flandres no século XVI. 

Neste enclave também se destaca a Igreja San Pedro Mártir de Verona, construção do século XVI, de estilo gótico renascentista, que, actualmente, é um centro de exposições. Também merece uma especial atenção a Casa Museu de León y Castillo, casa natal dos irmãos Fernando e Juan de León e Castillo, destacadas personagens dos séculos XIX e XX. Horário: Segunda a Quinta das 09:00 às 20:00; Sábado das 10:00 às 20:00; Domingos e feriados das 10:00 às 13:00.

O Bairro de San Francisco, um local a não perder, é um bairro formado por ruas estreitas, que se caracteriza pelas casas baixas com telhados de duas águas e espessas paredes caiadas. Destaque para a Igreja de San Francisco, que conta com um Cristo em Agonia, obra originalmente de Sevilha, e para a sua acolhedora Plaza de los Romeros. A visita histórica termina no Bairro de San Gregorio, ponto de concentração dos comerciantes e artesãos. A Igreja de San Gregorio destaca-se pelos seus retábulos neo-clássicos e pela talha da Virgen de los Dolores. 

Telde também beija o mar, entre escarpas e belas praias de lava triturada. Nos seus quase dez quilómetros de litoral localizam-se as praias da Garita, Melenara, de tradição marinheira, e as de Salinetas, Ojos de Garza e Tufia. Para obter mais informações turísticas sobre o município, visite o posto de turismo situado no centro histórico de San Juan.