Gran Canaria
Gran Canaria
Já estou aqui

Ingenio

Ingenio

A Vila de Ingenio está localizada a 27 quilómetros da capital da Ilha, mas apenas a 14 quilómetros de Telde. Situa-se numa vertente de 1.200 metros de altitude acima do nível do mar no seu ponto mais alto, na Caldeira dos Marteles, até chegar aos 310 metros de altura na zona do centro. As suas fronteiras são o Barranco del Draguillo, a norte, e o Barranco de Guayadeque, a sul.

No centro histórico da Vila de Ingenio encontra-se a Praça da Candelaria. Ali situa-se a Câmara Municipal e a Igreja do mesmo nome. A Igreja da Candelaria, cuja construção data de 1901, iniciou-se sobre os restos da anterior ermida do mesmo nome. O retábulo do altar-mor é de estilo gótico e como elemento característico devem destacar-se os seus sinos, construídos e doados pelos ilhéus de Cuba em 1820. 

No mesmo centro também é possível visitar a Casa do Reloj, propriedade da Herdade Acequia Real de Aguatona. Neste lugar os agricultores ajustam os relógios pelo da Herdade a fim de realizarem a compra da água necessária para os seus regadios.

Para conhecer os trabalhos artesanais da localidade, é possível visitar o Museu de Piedras y Artesanía Canaria, que alberga uma extensa colecção de minerais e uma exposição de artesanato. Horário: Segunda a Sábado das 09:00 às 18:00.

Ingenio é o município artesanal por excelência da Ilha da Gran Canária. Este facto deu origem a que se tenha fundado um Atelier Municipal de Artesanato e um Museu de Artesanato Canário. 

O Itinerário dos Moinhos de Água, que percorre o centro histórico, oferece ao visitante uma perspectiva do funcionamento destes moinhos desde há séculos. O visitante também desfrutará em Ingenio de um passeio pelo Parque Néstor ou de uma visita à Casa de Postas. Nesta última, o visitante pode visitar, entre outras, diversas salas onde se faz artesanato. Horário: Segunda a Quinta das 09:00 às 16:00.

Aproximadamente a 6 quilómetros do centro de Ingenio, situa-se o Barranco de Guayadeque, declarado Monumento Natural e Bem de Interesse Cultural, onde é possível apreciar inúmeras grutas naturais e artificiais que, durante a época pré-hispânica, serviam de casas e de necrópole. Neste espaço existe o Centro de Interpretação de Guayadeque que ilustra como se vivia neste Barranco na época pré-hispânica. Horário: Terça a Sábado, das 09:00 às 17:00; Domingos das 10:00 às 18:00. Na costa de Ingenio está situada uma popular praia: El Burrero. Trata-se de uma pequena praia de 500 metros de comprimento e com uma areia e uma profundidade ideal para a prática de desportos de vela e windsurf.

Para obter mais informações turísticas sobre o município, visite o posto de turismo situado no centro da localidade.