Gran Canaria
Sítio Web Oficial do Turismo de Gran Canaria
Silueta Gran Canaria Site Map
Gran Canaria
Já estou aqui

Agüimes

Agüimes

A Vila de Agüimes, cujo núcleo populacional principal se situa a apenas 2 quilómetros de Ingenio e a 29 quilómetros de Las Palmas de Gran Canaria, está dividida em três zonas perfeitamente definidas: a de pastos ou montanhosa, a partir dos 300 metros de altitude; a agrícola, situada a 275 metros, e onde se encontra o Centro Histórico; e a da costa, até à aldeia piscatória de Arinaga.

Em Agüimes destaca-se o Templo Paroquial de San Sebastián, um edifício edificado em pedra, com um certo ar de catedral, e com uma fachada que representa um dos melhores exemplos arquitectónicos do neo-clacissismo canário. Foi declarado Monumento Histórico Artístico Nacional em 1981. 

No centro da vila encontra-se o Hotel Casa de los Camellos, um edifício com mais de três séculos que pertenceu a uma família aristocrata. Ali ao lado, na Praça de San Antón, situa-se o Centro de Interpretação de Agüimes, que mostra ao visitante as características arquitectónicas, artísticas e históricas do centro histórico da vila. Horário: Inverno, Segunda a Quinta das 08:00 às 15.00; às Segundas também das 16.00 às 18.30; Verão, Segunda a Quinta das 08.00 às 14.00.

Durante quatro séculos, o município de Agüimes foi um feudo da Câmara Episcopal. Um testemunho daquela época é o Palácio Episcopal. Este edifício alberga actualmente o Museu de História de Agüimes e, junto a este, o Parque dos Mouros. Presentemente, o museu dispõe de oito salas de exposição. Neste edifício, tanto a porta de acesso como o trabalho em pedra que a emoldura são dignos de referência. Destaque para a pedra proveniente da única pedreira desta zona da ilha, as águas furtadas, assim como o precioso tratamento da madeira. Horário ao público, Terça a Domingo das 09.00 às 14.00 e das 15.00 às 18.00.

Existem dois locais de interesse no ambiente natural do município: Temisas e Guayadeque.

Temisas, a 9,6 quilómetros de Agüimes, é uma belíssima paisagem, declarada Aldeia Canária Representativa pelo Governo das Canárias. Nela se pode admirar uma extraordinária paisagem de montanha, a Rocha Aguayro e o olival mais importante do Arquipélago canário, onde está situada a Ermida de San Miguel, do século XVIII.

Guayadeque está a 3 quilómetros de Agüimes. É um profundo precipício que divide a Ilha e está classificado como Monumento Natural e Bem de Interesse Cultural. É nele que se encontra a interessante aldeia troglodita de Cueva Bermeja, a capela de San Bartolomé Apóstol, bem como agradáveis restaurantes, escavados na própria rocha da montanha. Além disso, conta com um Centro de Interpretação, situado num edifício escavado nas suas encostas. Horário: Terça a Sábado, das 09:00 às 17:00; Domingos das 10:00 às 18:00.

Entre as praias deste município costeiro destaca-se, principalmente, a Praia de Vargas, que se tem vindo a consolidar como uma das melhores praias do mundo para a prática do windsurf radical. É por este motivo que anualmente se celebra um campeonato mundial, o Vargas PWA Wave Classic Grand Prix, que atrai os mais famosos praticantes de windsurf.

Mas se o visitante quiser apreciar as profundidades marinhas da Gran Canaria, Agüimes oferece-lhe uma das praias mais espectaculares para a prática do mergulho: a Praia de El Cabrón, uma das zonas marítimas de maior riqueza biológica e ecológica do Arquipélago canário. O município de Agüimes conta ainda com mais duas praias, a Praia de Arinaga e a Praia de Balos, que apesar de estarem expostas aos ventos alísios, sobretudo no Verão, são muito visitadas.

Para obter mais informações turísticas sobre o município, visite o posto de turismo situado no centro da localidade.

Mais informações

Os cookies permitem-lhe oferecer um melhor conteúdo. Ao utilizar os nossos serviços aceita a sua utilização. Se continuar a navegar, entendemos que aceita a sua utilização.