Gran Canaria
Gran Canaria
A Ilha

El Charco Azul, águas calmas entre montanhas

El Charco Azul, águas calmas entre montanhas

Guardamos a oeste de Gran Canaria um lugar onde o vertigem e a pressa são acalmados com um bom banho em águas doces. Esse lugar é o Charco Azul.

Trata-se de uma piscina natural entre penhascos, alimentada por uma cascata durante grande parte do ano. O Charco Azul recolhe as águas que brotam das montanhas de Tirma e Tamadaba antes de seguir o seu curso até o Atlântico.

Podes chegar até lá desde o povoado de El Risco, a 49 quilómetros de Las Palmas de Gran Canaria, e a apenas 14 quilómetros de Agaete.

Charco Azul

Longe da agitação

El Risco é uma pequena aldeia onde hoje vivem cerca de 300 habitantes, guardando às suas costas um dos tesouros híbridos da ilha. Um desses recantos abertos ao prazer, uma jóia para os exploradores de locais pouco convencionais.

Muitos dos excursionistas que atravessam este pequeno povoado podem cometer o erro de subestimar El Risco, vendo-o apenas como um local de passagem onde parar para tomar algo e descansar das curvas da estrada.

No entanto, este espaço guarda muito para descobrir. Em primeiro lugar, encontrará a receção familiar e tradicional das suas gentes. As suas ruas parecem puxar por si. Na parte traseira do bairro, vários trilhos estendem-se pelas montanhas, convidando à sua exploração. É aqui que nasce a rota do Charco Azul.

Caminho para o Charco Azul

A rota da água

Barranco acima, as cores mutáveis acompanham os passos do visitante. As suas encostas estão salpicadas de parcelas agrícolas em socalcos, palmeirais e algum fio de água. No final deste pequeno passeio de três quilómetros, chegaremos ao nosso destino. Antes de regressar, são muitos os que se aventuram com um banho nas suas águas.

Embora a sua visita seja agradável em qualquer época do ano, os melhores meses para visitar este lugar são entre janeiro e maio, especialmente em anos em que nos visita a chuva. Durante os meses de verão, devemos ter precauções com o aumento das temperaturas, levar água abundante e, se não houver corrente de água, evitar o banho.

Antes de regressar, olhamos para o alto e deixamo-nos deslumbrar pela subida das suas encostas, cujas cúpulas, com os pinhais e as nuvens, nos oferecem uma despedida incrível de um dos recantos mais purificadores da ilha.

Charco Azul

Como chegar

Desde Las Palmas de Gran Canaria, devemos chegar ao município de Agaete pela GC-2, para depois continuar pela GC-200, em direção a La Aldea de San Nicolás, durante 15 quilómetros. Desde o sul da ilha, tomaremos a GC-1 até Mogán e continuaremos pela GC-200, em direção a Agaete.



Charco Azul

O bairro de “El Risco”

Trata-se do bairro mais ocidental do município, a cerca de meia hora do centro urbano de Agaete. Tem um caráter marcadamente agrícola e pecuário. Este povoado destaca-se pela existência de empresas de produtos agroalimentares, como queijo e iogurte de cabra, além do incipiente desenvolvimento do turismo rural, existindo nesta zona várias casas de estilo tradicional canário, dedicadas a este tipo de oferta de alojamento.

A praia de El Risco

A praia de El Risco é uma das praias selvagens mais grandes da ilha. Situada na foz do barranco, a apenas um quilómetro da aldeia, acederemos à sua costa por uma pista de terra que desce até ao mar entre matagais. Aos pés das montanhas, encontraremos uma praia de rochas e areia negra com quase 400 metros, onde antigamente se extraía areia e cascalho para a construção. Devemos ter cuidado com as ondas, dado que nesta zona há correntes fortes.

Guayedra

Perto daqui encontra-se um dos locais protegidos mais bonitos de Gran Canaria, pelos seus valores geológicos, flora, fauna e recursos arqueológicos. O lugar é rematado pela sua praia nudista, uma enseada acolhedora, abençoada por deslumbrantes pores-do-sol, muito perto de Agaete. Os seus palmeirais, unidos ao solo negro vulcânico, os espetaculares penhascos que a rodeiam e a vista distante do Teide coroando a ilha vizinha são um presente para os sentidos.

Agaete, mar e montanha

Agaete é a capital municipal à qual pertence este enclave. Situado aos pés do Pinar de Tamadaba, este território é marcado pela simbiose entre mar e montanha. A maioria dos seus bairros encontra-se nas imediações do Vale de Agaete. Marcado por um forte caráter agrícola, nos seus barrancos podemos encontrar desde frutas tropicais e vinhedos até uma espécie única de café. Perto do mar, as suas praias e o porto também são pontos de interesse de grande valor.

La Aldea de San Nicolás

La Aldea de San Nicolás, município vizinho, agora ligado por um túnel ao bairro de El Risco, é a capital do município mais ocidental da ilha. Esta localidade tem sido sempre um importante motor económico devido à sua grande atividade, principalmente ligada à agricultura de exportação e à pesca.