Gran Canaria
Gran Canaria
Cultura

Dados de museus de Gran Canaria

Museo de la ZafraMuseo de la Zafra

Museo de la Zafra

museozafra@santaluciagc.com

Telefone: 0034 928 759 706
Endereço: c/ Isla de la Graciosa, 33
Código Postal: 35110
Núcleo: Vecindario
   
Museo de la ZafraMuseo de la Zafra
 
 

Ver Mapa

Descrição

O Museu de La Zafra reúne uma parte muito importante da história de Santa Lucía, no sudeste de Gran Canaria. É um espaço que guarda a memória do passado agrícola da localidade, e evoca os modos de vida e do trabalho de gerações de agricultores da região, um trabalho que sempre esteve associado ao principal produto de cultivo de Santa Lucía: o tomate.

O complexo museográfico de La Zafra conta com mais de 4000 metros quadrados, estruturados em 12 salas, e dispõe ainda de 2 edifícios. O primeiro mostra o estudo do cultivo do tomate. As distintas salas percorrem, juntamente com o visitante, temas como a introdução do produto na Europa, o estudo da planta, o processo de produção e a embalagem e exportação deste fruto. O Museu conta ainda com um espaço que nos dá a conhecer os modos de vida dos rendeiros que cuidavam das terras.

O segundo edifício destina-se à análise da importância da água, vital para os cultivos da zona. São abordados diferentes aspetos relacionados com a utilização da água, um bem escasso no sudeste grancanario, e o seu aproveitamento na agricultura, em herdades, através de açudes, depósitos, poços, galerias, lagoas, etc.

O museu exibe também um poço original de 85 metros de profundidade, rodeado pelas pertinentes medidas de segurança. Um poço que ainda conserva a maquinaria original e é um testemunho das antigas utilizações. O complexo etnográfico conta igualmente com uma parcela de cultivo onde se representam os diferentes cultivos desde a época pré-hispânica até à atualidade (centeio, cana-de-açúcar, uvas, piteiras, bananeiras, etc...).

Horário de inverno:
De terça-feira a sábados: Das 09:30 às 14:30 horas.
Domingos, segundas-feiras e feriados: Encerrado.

Horário de verão:
De terça-feira a sexta-feira: Das 09:30 às 14:30 horas.
Sábados: Das 09:30 às 13:30 horas.
Domingos, segundas-feiras e feriados: Encerrado.


FacebookYouTubeTwitterInstagram

Mais informações

Os cookies permitem-lhe oferecer um melhor conteúdo. Ao utilizar os nossos serviços aceita a sua utilização. Se continuar a navegar, entendemos que aceita a sua utilização.