Gran Canaria
Gran Canaria
Já estou aqui

Valleseco

Valleseco

A partir de Artenara continuamos o nosso percurso pelo interior da Ilha, em direcção ao município de Valleseco, que está situado a 28 quilómetros de distância da capital. A uma altura de 1.000 metros acima do nível do mar.

Apesar do seu nome, Valleseco é uma vila húmida que foi parte de um grande bosque de laurissilva. Na realidade, Valleseco caracteriza-se pela sua abundante vegetação, e pelo facto de 80% do seu território ter a designação de Zona Natural Protegida. 

É um município eminentemente agrícola e com um ambiente natural florescente. Estas circunstâncias permitem que o visitante tenha à sua disposição uma grande variedade de trilhos e caminhos reais para percorrer e, assim, poder desfrutar de uma interessante mata de laurissilva, de grande valor botânico, como no Precipício de La Virgen, no Parque Rural de Doramas.

A rede hidráulica que percorre o município de ponta a ponta também é considerada de grande importância pelo seu valor etnográfico. Fontes, reservatórios, canais, moinhos ou tanques, construídos a partir do início do século XIX, são parte do património cultural de Valleseco. É o chamado «Percurso da Água», que pode ser apreciado através de trilhos e caminhos. 

O edifício mais notável da aldeia é a Igreja de San Vicente Ferrer, uma construção simples e interessante no seu estilo. No seu interior, encontramos uma jóia do século XVIII, um órgão alemão de grande valor histórico.

Para obter mais informações turísticas sobre o município, visite o posto de turismo situado no centro de Valleseco.