Gran Canaria
Gran Canaria
Já estou aqui

Agaete

Agaete

O Percurso Norte termina no município de Agaete, uma localidade eminentemente costeira, situada a 30 quilómetros da capital. Esta vila piscatória e o seu centro urbano encontram-se a uma altitude de 43 metros acima do nível do mar. A topografia de Agaete é, no geral, muito acidentada. Destacam-se três bacias hidrográficas principais: El Risco, Guayedra e Agaete, atingindo uma altitude máxima de 1.180 metros na área da cumeeira do Pinhal de Tamadaba.

Com exemplos de todas as manifestações culturais, em Agaete encontra-se uma das necrópoles tumulares mais importantes da Ilha: a Necrópole do Maipés, futuro Parque Arqueológico.

No centro histórico está localizada a Igreja da Concepción, que substituiu a primitiva ermida (1515). Destacam-se, além disso, o actual Centro Cultural da Vila e a Câmara, solares do século XIX, exemplos da arquitectura tradicional da época. 

Agaete oferece ainda diversas zonas verdes de especial relevância: o Horto das Flores e o Parque Natural de Tamadaba. O primeiro é um jardim botânico situado no centro da vila, que apresenta uma grande variedade de espécies vegetais exóticas. Horário: Terça a Sexta das 09:00 às 17:00; Sábados das 09:00 às 14:30.

O Parque Natural de Tamadaba é uma zona protegida e que contém o maior pinhal da Gran Canaria. O maciço desce em direcção ao mar por vertiginosas ladeiras, ravinas escondidas e falésias abruptas, criando uma paisagem de extraordinária beleza, na qual se destaca o impressionante Roque Faneque, cujos 1.008 metros de altura caiem na vertical sobre o mar, sendo considerada uma das escarpas activas mais altas do mundo. Já na parte alta do maciço, aos 1.000 metros de altitude, aparece uma superfície plana ocupada por um denso bosque de pinheiros das Canárias.

A partir do Vale de Agaete, que se destaca pela sua singular beleza e pelas suas quintas de frutas tropicais, laranjas e cafezais, avistam-se impressionantes paisagens do maciço de Tamadaba com os seus frondosos pinheiros. Para além da grande beleza do Vale de Agaete, pode contemplar-se construções tradicionais que funcionam como turismo rural na zona, promovendo a prática das caminhadas no município.

O Porto de Las Nieves é a zona costeira do município. Aqui encontram-se a Ermida e o Tríptico de Nuestra Sra. de Las Nieves, este último atribuído ao pintor flamengo do século XVI, Joos Van Cleve. No Porto de Las Nieves, pode apreciar-se a Rocha Partida ou Dedo Dios, mais um dos símbolos para os habitantes da Gran Canaria. A Rocha Partida é uma formação rochosa que, pela erosão, foi tomando a forma de uma mão. 

Em Agaete, existem igualmente algumas piscinas naturais e praias populares da zona norte da ilha. A mais frequentada é a Playa de Las Nieves, com águas tranquilas e um bom ambiente marinho, repleta de restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia local com um pitoresco passeio marítimo.

Para saber mais sobre o turismo do município, Agaete dispõe de um posto de turismo situado em Puerto de las Nieves.

Informações práticas do Percurso Norte

Arucas    I    Firgas    I    Moya    I    Santa María de Guía    I    Gáldar    I    Agaete