Gran Canaria
Gran Canaria
Já estou aqui

Arucas

Arucas

Arucas está situada a 12 quilómetros da capital, Las Palmas de Gran Canaria, estendendo-se da costa até às zonas de meia encosta, a uma altitude superior a 600 metros acima do nível do mar.   

O centro urbano de Arucas foi declarado de interesse histórico-artístico. A Igreja Paroquial de San Juan Bautista é a peça arquitectónica de maior importância. Foi esculpida inteiramente em pedra de Arucas pelos mestres em cantaria da localidade. Data de 1909 e conta com uns magníficos vitrais da empresa francesa Maumejean et Frères, bem como com obras do pintor canário Cristóbal Hernández de Quintana e com uma extraordinária escultura do Cristo Jacente, do escultor natural de Arucas, Manuel Ramos.

Defronte da Igreja abre-se a Praça de San Juan e, muito perto desta, situa-se o edifício inacabado do Teatro Novo (1906), de estilo neo-clássico. Na Praça da Constitución estão localizadas as Casas Consistoriais e o edifício do antigo Mercado Municipal. A Casa da Cultura, casa tradicional canária do século XVII, inclui um pátio interior com uma sacada com balcão e um magnífico exemplar de dragoeiro.

A Fábrica e o Museu do Rum, abertos ao público de segunda a sexta, das 09:00 às 14 horas, são considerados um dos edifícios históricos do município, pela tradição desta actividade na localidade. A Casa e o Jardim da Marquesa também são um interessante conjunto arquitectónico e propriedade natural da marquesa de Arucas. Construída em 1880, está rodeada por frondosos jardins de estilo romântico. Horário: Segunda a Sábados, das 9:00 às 18:00.

Muito perto do centro histórico está Piedras la Cantera, uma das pedreiras históricas do município. Aberta ao público para visita.

Se preferir passear pelo ambiente natural da localidade, o visitante pode optar por subir à Montanha de Arucas, onde se pode contemplar um dos mais belos panoramas do Norte da Ilha e onde existe um serviço de restauração.

 

Arucas também dispõe de praias de pedra e areia, como a Playa de Bañaderos-El Puertillo e a Playa de San Andrés. Além disso, se quiser deliciar-se com peixe fresco e a gastronomia tradicional do município, a costa de Arucas apresenta uma ampla variedade de bares e restaurantes. No centro histórico de Arucas existe o posto de turismo que deve visitar se pretender obter mais informações turísticas sobre o município.

Informações práticas do Percurso Norte

Arucas    I    Firgas    I    Moya    I    Santa María de Guía    I    Gáldar    I    Agaete