Gran Canaria
Sítio Web Oficial do Turismo de Gran Canaria
Silueta Gran Canaria Site Map
Gran Canaria
Já estou aqui

Las Palmas de Gran Canaria

Las Palmas de Gran Canaria

Las Palmas de Gran Canaria, capital da Ilha de Gran Canaria, está situada no vértice Noroeste da ilha, onde sobressai uma pequena ínsula. O centro da cidade está dividido pelo antigo Barranco de Guiniguada, que costumava ser a fronteira entre o centro histórico do município e os bairros mais comerciais e cosmopolitas de Las Palmas de Gran Canaria.

Os principais organismos oficiais e administrativos da ilha também se localizam em Las Palmas de Gran Canaria. A capital da Ilha pode resumir-se numa visita a quatro zonas bem diferenciadas: Vegueta, Triana, Ciudad Jardín - Alcaravaneras e Puerto – Canteras 

O popular Bairro de Vegueta é composto pelos edifícios mais emblemáticos da cidade, bem como pelos principais museus históricos. Ao centro, preside a Catedral de Santa Ana (aberta durante os horários de culto) cuja construção se iniciou no século XVI e está flanqueada pela Plaza de Santa Ana que conta com edifícios históricos importantes: Casas Consistoriais de estilo neo-clássico; o Palácio Episcopal, que se destaca por uma magnífica sacada com parapeito de rótula do primeiro terço do século XVII; a Casa do Regente, uma das poucas manifestações renascentistas da cidade, e actual sede da Presidência do Tribunal Superior de Justiça das Canárias; e o Arquivo Histórico Provincial.

Nas traseiras da Catedral situa-se a Praça do Pilar Nuevo, que convida a visitar o Centro Atlântico de Arte Moderna, um dos principais centros de arte de Espanha. Horário: Terça a Sábado das 10:00 às 21:00; Domingos das 10:00 às 14:00; Encerra às Segundas e aos feriados.

Também em Vegueta se pode testemunhar a história da cidade visitando a Casa de Colombo; (Horário: Segunda a Sábado das 10:00 às 18:00 / Domingos e feriados das 10:00 às 15:00); ou vaguear pelos vestígios históricos dos antigos povoadores no Museu Canário (horário do Museu e Loja - Artesã, das 10:00 às 17.00 de Segunda a Sexta, dias úteis).

Também o Museu de Arte Sacra oferece aos visitantes uma exposição de diversas peças de devoção religiosa. Horário: Segunda a Sexta das 10:00 às 16:30 horas; Sábados das 10:00 às 13:30 horas. Em Vegueta pode visitar-se igualmente a Igreja e Praça de Santo Domingo; a Praça do Espírito Santo (coroada por uma belíssima fonte em pedra); e o Mercado de Vegueta, que data de 1854. Horário: Segunda a Quinta das 06:30 às 14:00; Sextas e Sábados das 06:30 às 15:00 horas.

No Bairro de Triana, a grande protagonista é a Rua de Triana, que reúne um conjunto de edifícios de alto valor histórico e artístico.

Um dos edifícios emblemáticos deste bairro é o Teatro Pérez Galdós, de inspiração italiana com um interessante cartaz de espectáculos de música, dança e teatro, todos os dias do ano. Horário para visitas guiadas, Segunda a Sábado, das 10:00 às 13:00.

Muito perto está a Praça Cairasco, onde se situam dois edifícios importantes: o Hotel Madrid e o Gabinete Literário, de estilo neo-clássico e com decoração modernista (visita sujeita a marcação prévia). O Edifício Quegles, de 1900, é considerado também um dos elementos arquitectónicos mais emblemáticos de Las Palmas de Gran Canaria, na popular rua Pérez Galdós. Por último, em Triana está situada a Casa Museu Pérez Galdós, que contém um acervo documental sobre a investigação biográfica e literária deste romancista. A escassos metros situa-se o Parque de San Telmo, no qual se encontram a Ermida de San Telmo, um quiosque de design modernista com serviço de cafetaria e o quiosque da música, também em estilo modernista.

Já no centro da cidade, encontramos o Parque Doramas. Os seus jardins albergam exemplares de flores autóctones e no seu recinto encontra-se o conjunto do Pueblo Canario, o Hotel Santa Catalina e o Museu Néstor. Horário: Terça a Quinta das 10:00 às 13:00 e das 16:00 às 20:00 horas; Domingos das 11:00 às 14:00 horas; Encerrado às Segundas e Sábados. Encerrado em Agosto. Situada na Avenida Marítima da cidade e em frente ao Hotel de Santa Catalina, a marina é o local ideal para passear, saborear a variada oferta gastronómica nos inúmeros bares e restaurantes, assim como apreciar as embarcações de recreio que aí estão atracadas. As esplanadas ao ar-livre proporcionam um animado ambiente nocturno. Todos os anos, em Novembro, partem deste local mais de duzentas embarcações em direcção à ilha caribenha de Santa Lucía na Playa de Las Alcaravaneras.

 Flanqueada a norte Real Club Náutico e a sul pelo Club Marítimo Varadero, é um local onde se praticam variadíssimos desportos náuticos.

Em Las Palmas de Gran Canaria, merece nota de destaque uma das principais praias cosmopolitas de todas as capitais espanholas: Las Canteras. Uma praia que conta com três quilómetros de areia vermelha delimitados por um atractivo passeio marítimo onde se concentram bares, pubs, discotecas, esplanadas, gelatarias, quiosques, etc... Desde 1989, que tem hasteada a Bandeira Azul, uma distinção concedida pela União Europeia. A Playa de El Confital abre-se no sopé da montanha como uma extensão do mar. Na sua costa, existe a melhor onda direita da Europa para a prática do surf. No outro extremo, em Ciccer, situa-se o Auditório Alfredo Kraus, cenário dos principais concertos musicais e festivais de categoria internacional, bem como de congressos internacionais. Horários de visitas guiadas, Segunda a Quinta às 12:00.

No Bairro da Isleta encontra-se um dos parques mais populares da cidade: Santa Catalina. Aqui têm lugar todos os anos grandes eventos, como o Carnaval de Las Palmas de Gran Canaria e festivais de música internacional. No Parque de Santa Catalina está situado o Museu da Ciência, no Edifício Elder, (Horário: Terça a Domingo das 10:00 às 20:00) e o Edifício Miller, que habitualmente é palco de actividades culturais.

Para desfrutar da beleza paisagística do município, o visitante pode ir até à zona residencial de Tafira, onde é possível admirar a arquitectura das Canárias. Nesta zona está situado o Jardim Botânico Viera y Clavijo, que junta os principais endemismos botânicos das Canárias. Muito perto localiza-se a Caldeira de Bandama, uma cratera de um vulcão adormecido, cujo diâmetro é de mais de 100 metros e com uma profundidade de mais de 200 metros (a aproximadamente 15kms da capital). A zona de Bandama também integra o campo de golfe de Bandama, de 18 buracos.

Além disso, Las Palmas de Gran Canaria possui um autocarro turístico, uma forma divertida de ficar a conhecer a capital da ilha. 

Para obter mais informações turísticas sobre Las Palmas de Gran Canaria, visite os postos de turismo situados nas principais áreas e avenidas da cidade.

 

 

 

 

Caso deseje fazer uma excursão ou rotas pelo centro histórico de Las Palmas de Gran Canaria, pode contactar a Tripgrancanaria

FacebookYouTubeTwitterInstagram

Poema del Mar

Áudio guia Las Palmas de Gran Canaria

Mais informações

Os cookies permitem-lhe oferecer um melhor conteúdo. Ao utilizar os nossos serviços aceita a sua utilização. Se continuar a navegar, entendemos que aceita a sua utilização.