Gran Canaria
Sítio Web Oficial do Turismo de Gran Canaria
Silueta Gran Canaria Site Map
Gran Canaria
10 Razões para regressar a Gran Canaria

Observaçao de estrelas na Gran Canaria

Observação de estrelas na Gran Canaria

A Gran Canaria preenche muitos dos requisitos necessários para ser considerada um local ideal para contemplar o universo: picos altos, céus limpos, desafogados e escuros, com pouco vento. É por isso que os adeptos da observação das estrelas encontram um lugar priveligiado para observar o céu, em vários pontos da ilha redonda.

Os melhores pontos de observação situam-se nas cotas mais altas, graças a um fenómeno denominado pelos locais como “Pança de Burro”, que facilita a obtenção de imagens com melhor precisão e qualidade. O fenómeno “Pança de Burro” caracteriza-se por uma acumulação de nuvens a uma altura não superior aos 500 metros acima do nível do mar, que bloqueiam a luz da cidade e anulam a respetiva poluição luminosa, assim permitindo uma melhor observação das estrelas. A par com as boas condições do céu, a astronomia tem crescido na ilha graças a algumas organizações como o Observatorio Astronómico de Temisas ou o Centro Astronómico Roque Saucillo, que têm um programa de atividades anual. Entre as atividades organizadas estão algumas promovidas pelos próprios observatórios e outras programadas em diferentes pontos da Gran Canaria.

Observatorio de Temisas situa-se numa paisagem lindíssima, constituída por uma pequena aldeia paredes-meias com um dos olivais mais importantes das Canárias. A aldeia conta com vestígios de moinhos de azeitonas do século XVI e, ainda hoje, muitos agricultores mantêm viva a tradição, produzindo no lagar municipal o Azeite Virgem Extra "Caserío de Temisas".

A visita ao Observatório é uma desculpa perfeita para uma escapadela rural, seja para passear pela aldeia e saborear a gastronomia tradicional, seja para fazer caminhadas por rotas reais que atravessam os barrancos da zona. Temisas é um verdadeiro oásis que ajuda a escapar ao ruído citadino.

A empresa Astroeduca oferece um amplo leque de atividades didáticas e organiza passeios turísticos pelas montanhas e zonas de média altitude da ilha. A Astroeduca conseguiu reunir meio milhar de adeptos da observação dos céus, durante a chuva de estrelas das Perseidas.

Com um claro objetivo didático e informativo, o seu programa de atividades tem vindo a consolidar-se nos últimos anos. Conta com um observatório situado em pleno centro da ilha, o Centro Astronómico Roque Saucillo (CARS) em San Mateo, onde centenas de alunos das escolas locais descobrem a astronomia pela primeira vez.

CARS é um elemento fundamental da aposta da Astroeduca na divulgação desta ciência e no desenvolvimento do turismo astronómico. Trata-se de um observatório urbano onde se realizam algumas atividades com o apoio do município de Vega de San Mateo. Situa-se no piso superior da Escola Municipal de Música e partilha o código MPC com o Observatório de Montaña Cabreja. Está dotado de 3 telescópios de 0,28m, 0,20 e 0,06m respetivamente, com câmaras CCD. Além disso, existem dois telescópios de hidrogénio alfa para a observação e astrofotografia solar. Para obter os contactos e mais informações, visite www.astroeduca.com.

A mesma empresa também gere um pequeno observatório no Hotel Meliá Tamarindos, na praia de San Agustín, normalmente reservado aos turistas hospedados no hotel, embora se possa marcar uma visita privada através do sítio web.

A Astroeduca organiza ainda o Star Party, um encontro anual sob as estrelas, no qual qualquer pessoa pode participar e que se realiza todos os anos num local diferente. 

Outra alternativa é oferecida pela AstroGC, a empresa de passeios de Gauthier Dubois, um grande conhecedor dos recantos que as montanhas da Gran Canaria guardam para os amigos das estrelas. Gauthier organiza percursos turísticos muito interessantes - com saída nas zonas turísticas do sul da ilha - que são uma experiência inesquecível para os amantes da astronomia que desejam partilhar uma noite de descobertas sob o céu estrelado.

Informações Úteis

Gosta da ideia de aliar as caminhadas à observação das estrelas?

Descubra o céu da Gran Canaria com Astroeduca.

Quer conhecer um céu repleto de estrelas?
A empresa AstroGC realiza excursões com saída desde o seu hotel, para conhecer o espetacular céu estrelado das montanhas do sul da ilha.

Mais informações

Os cookies permitem-lhe oferecer um melhor conteúdo. Ao utilizar os nossos serviços aceita a sua utilização. Se continuar a navegar, entendemos que aceita a sua utilização.