Gran Canaria
Sítio Web Oficial do Turismo de Gran Canaria
Silueta Gran Canaria Site Map
Gran Canaria
Já estou aqui

Santa María de Guía

Santa María de Guía

Santa María de Guía está localizada a 25 quilómetros da capital da Ilha e a 180 metros de altitude. É um município emoldurado por uma costa rochosa, onde a erosão tem vindo a criar as suas escarpas. 

O ambiente natural de Santa Maria de Guía caracteriza-se por uma grande variedade de ecossistemas, ambientes e paisagens. Esta diversidade fez com que um grande número das suas zonas naturais tivessem sido classificadas no Regulamento Canário como Zonas Naturais Protegidas. Assim, vamos encontrar a Reserva Natural Especial do Brezal, o Parque Rural de Doramas, o Monumento Natural do Montañón Negro ou a Zona de Paisagem Protegida de Las Cumbres, todos eles partilhados com os municípios circundantes.

O centro desta localidade foi declarado Monumento Histórico-Artístico Nacional em 1982. Entre os seus edifícios, podemos destacar a Igreja Paroquial, cuja fachada é de estilo neo-clássico. No seu interior conservam-se obras de arte de grande importância, tais como retábulos e imagens do escultor José Luján Pérez, natural deste município. 

A Casa de Los Quintana é outro exemplo da arquitectura do município. Situada na Praça Mayor de Santa Mª de Guía, a sua construção data do século XVII. Destaca-se a sacada canário-mudéjar em madeira e o brasão dos apelidos Guanarteme e Quintana.

Outro lugar que merece uma visita é o Museu de Néstor Álamo. Artista grancanario multifacetado que se destacou em várias áreas, entre as quais, a música, a arquivística, a restauração arquitectónica e a investigação da historia, cultura e costumes das ilhas. Horário: Terça a Sábado das 10:00 às 20:00; Domingos e feriados das 10:30 às 14:30.

A Ermida de San Roque também faz parte do Património Histórico. Está situada na Praça de San Roque, na zona mais alta da cidade. É um edifício relativamente moderno de estilo neo-clássico, construído em cal e cantaria da zona. A 14 quilómetros do centro de Santa María de Guía, em Montaña Alta, celebra-se todos os anos a muito aguardada e popular “Festa do Queijo”. Outro dos locais mais característicos deste município devido à sua espectacularidade é Cenóbio de Valerón, um conjunto arqueológico declarado Bem de Interesse Cultural em 1978. Está situado a 6 quilómetros do centro de Santa María de Guía. O cenóbio era um celeiro fortaleza onde os antigos habitantes de Gran Canaria, os canários, armazenavam os seus excedentes graças às cavidades da pedra desta jazida arqueológica. Horário: Quarta a Domingo das 10:00 às 17:00.
 
Para obter mais informações turísticas sobre o município, visite o posto de turismo situado no centro de Santa María de Guia.

Informações práticas do Percurso Norte

Arucas    I    Firgas    I    Moya    I    Santa María de Guía    I    Gáldar    I    Agaete

FacebookYouTubeTwitterInstagram

Espacios Arqueológicos: Cenobio de Valerón

Audioguía Santa María de Guía

Mais informações

Os cookies permitem-lhe oferecer um melhor conteúdo. Ao utilizar os nossos serviços aceita a sua utilização. Se continuar a navegar, entendemos que aceita a sua utilização.