Gran Canaria
Sítio Web Oficial do Turismo de Gran Canaria
Silueta Gran Canaria Site Map
Gran Canaria
Já estou aqui

San Bartolomé de Tirajana

San Bartolomé de Tirajana

San Bartolomé de Tirajana está situado a 54 quilómetros da capital Las Palmas de Gran Canaria. É o município mais extenso da ilha. As suas paisagens de montanha alternam com profundos barrancos e desdobram-se até às belas praias do seu litoral.

O município de San Bartolomé de Tirajana alia o turismo de praia com o de montanha. Da costa à área mais elevada de San Bartolomé são 40 quilómetros. No antigo centro da localidade, conhecido como Tunte, ergue-se a Igreja de San Bartolomé de Tirajana, consagrada em 1922. Esta Igreja apresenta uma planta basilical que se divide em três naves, das quais se destaca a central por ser a mais alta. É nela que se encontra o Retábulo Maior, uma obra realizada em 1922 pelo mestre Lino Feo Ramos. O nicho central do Retábulo alberga a imagem de San Bartolomé, adquirida entre 1783 e 1787.

Mas o interesse turístico do município está centrando, principalmente, na costa, mais concretamente na zona de Maspalomas, onde estão situadas as Dunas, o Palmeiral e o Açude de Maspalomas, classificados como Reserva Natural Especial desde 1994, um conjunto com um valor singular ao nível da geomorfologia, paisagem, fauna e flora, único no Arquipélago das Canárias.

O campo das dunas, uma grande massa de areia dourada que se distribui em formas irregulares, ocupa uma superfície de quatro quilómetros quadrados e é a antecâmara de uma praia que se estende por 5,6 quilómetros de comprimento, esta praia tem o nome de Praia do Inglês e de Maspalomas. 

Também na costa, e no princípio da Praia de Maspalomas, no ângulo oeste, situa-se o Farol de Maspalomas, com 60 metros de altura. O projecto desta obra deve-se a Juan León y Castillo.

As principais urbanizações turísticas que se espalham pelo litoral de San Bartolomé de Tirajana integram centenas de estabelecimentos hoteleiros, com uma interessante e ampla oferta de centros de Spa & Wellness, aos quais se juntam enormes centros comerciais, um grande centro de congressos e convenções multiusos com uma área de 14.000 metros quadrados, dois campos de golfe, zonas de lazer e parques temáticos abertos todos os dias do ano. San Agustín, a Praia do Inglês, Maspalomas e Meloneras oferecem ao visitante quilómetros de animados passeios marítimos, que permitem avistar magníficas paisagens e esplendorosos pores-do-sol. Para complementar este percurso, o visitante pode visitar a jazida arqueológica de Punta Mujeres, uma jóia arquitectónica com mais de mil anos relacionada com a arquitectura doméstica dos antigos povoadores da ilha, os canários.

A zona de meia altura e de cume é bastante acidentada, com impressionantes barrancos como os de Tirajana e de Arguineguín, que marcam a fronteira municipal dos lados leste e oeste. Encontramos também os barrancos de Fataga, Los Vicentes, La Data, ou o Barranco de Chamoriscan, que vão ter a Maspalomas.

A capital do município chama-se “Tunte”, um topónimo que remonta à fundação de uma povoação aborígene com o mesmo nome, onde se instalaram, após a conquista, diversos povoadores de origem hispânica.

 Tunte situa-se aos pés dos Morros del Pinar e junto ao leito do barranco de Tirajana, a 890m de altitude. Graças a esta posição privilegiada em pleno centro da Caldeira de Tirajana, Tunte é o centro nevrálgico das comunicações entre o norte e o sul da Gran Canaria. Gaba-se, justificadamente, de ser um lugar ideal para a prática da caminhada. No seu centro urbano, brota uma mistura de diversos estilos arquitectónicos que evidenciam a sua história. Um dos edifícios mais emblemáticos e tradicionais é a Igreja de San Bartolomé. Para obter mais informações turísticas sobre San Bartolomé de Tirajana, visite os postos de Turismo do município.

FacebookYouTubeTwitterInstagram

Espacios Arqueológicos: Necrópolis de Arteara

Audioguía San Bartolomé de Tirajana

Mais informações

Os cookies permitem-lhe oferecer um melhor conteúdo. Ao utilizar os nossos serviços aceita a sua utilização. Se continuar a navegar, entendemos que aceita a sua utilização.