Gran Canaria
Gran Canaria
Natureza

Miradouro do Roque Nublo

Miradouro do Roque Nublo

O Roque Nublo ergue-se como o marco geográfico de maior valor simbólico desta terra. Um monólito com quase noventa metros de altura desde a sua base, memória viva de um passado remoto e tumultuoso, que inspirou pintores, escritores e músicos, deixando o seu nome gravado em inúmeras obras. Entre elas, destacam-se as imagens de Néstor Álamo: “Lírica pedra lunar” e “Altar da minha terra mágica”.

D. Agustín Millares, historiador das Canárias do final do século XIX, descreveu assim a sua formação: “movimentos histéricos no solo, detonações horríveis nos ares, chuvas espessas de areia fervente que escureciam a atmosfera, caudais líquidos de lava fundida cruzando-se em todas as direções, dislocações titânicas...

A moderna geologia identificou nele um tipo especial de rocha vulcânica, batizada como “brecha Roque Nublo”. Resultado da consolidação de nuvens ardentes após o seu depósito e arrefecimento, esta rocha singular dá nome ao segundo grande ciclo vulcânico de Gran Canaria: o Ciclo Roque Nublo, que se estendeu por quase dois milhões de anos (entre 5,3 e 3,4 milhões de anos antes do presente).

O Roque Nublo foi — e continua a ser — um lugar de peregrinação para os canários, num gesto profundamente enraizado no subconsciente coletivo desta cultura insular. É também a meta de muitos montanhistas desde que, em 1932, uma cordada alemã alcançou pela primeira vez o seu cume.

Rodeado pelo Parque Rural do Nublo, está hoje protegido como Monumento Natural.

A vegetação que o abraça é composta por jovens pinhais-canários de repovoamento, convivendo com giestas, codesos e sálvias, típicos das cumeadas de Gran Canaria.

Todo este território integra a Reserva Mundial da Biosfera de Gran Canaria, declarada pela UNESCO a 29 de junho de 2005.

Novas regras de acesso ao trilho S-70 do Monumento Natural do Roque Nublo pela Degollada de La Goleta, em Gran Canaria.

1. Reserva obrigatória
• É necessário efetuar uma reserva prévia em www.grancanariasenderos.com.
• O acesso será permitido a 60 pessoas por hora.
• Horário de acesso: de segunda a domingo, das 10h00 às 17h00.
• A entrada é controlada através de um código QR obtido no momento da reserva.

2. Exceções
• Escolares e empresas de turismo ativo têm regulamentação própria.

3. Estacionamento
• É proibido estacionar junto ao Roque Nublo.
• Foram criados parques dissuasores, de onde se pode apanhar a guagua (autocarro) até ao início do trilho de subida ao Roque Nublo, em:
- Centro da vila de Tejeda.
- Cruz de los Llanos. A partir destes pontos, podes apanhar o autocarro até ao início do trilho ou seguir a pé por vários percursos, sendo o mais curto de cerca de 50 minutos. Mais informações sobre os trilhos da zona em: reservasroquenublo.com

4. Transporte em autocarro (guaguas)
• A empresa Global disponibiliza um serviço de shuttle com partidas a cada 30 minutos, num circuito das 9h30 às 18h00.
• A linha 18 da Global liga o sul da ilha ao Roque Nublo três vezes por dia (ida e volta). Consulta horários e rotas em guaguasglobal.com e em reservasroquenublo.com.

Estas medidas foram criadas para controlar o número de visitantes, proteger o património natural e melhorar a acessibilidade ao Roque Nublo através do transporte público. Se pretendes visitá-lo, garante a tua reserva antecipada e planeia bem a experiência: onde estacionar, como aceder e como regressar — seja de autocarro (não te esqueças de verificar os horários) ou a caminhar pelos trilhos que serpenteiam a montanha.