Gran Canaria
Gran Canaria
Já estou aqui

Tejeda

Tejeda

A nossa paragem seguinte é no município de Tejeda, na zona montanhosa da Gran Canaria. Tejeda está a 44 quilómetros de distância da capital da ilha e a 22 quilómetros de San Mateo. Está situada a uma altura de 1.050 metros acima do nível do mar, registando a altitude máxima da ilha, com 1949 metros de altura no Pico de Las Nieves. No pico, existe um miradouro com uma vista excepcional da Caldera de Tirajana e do Parque Rural del Nublo. A subida em bicicleta ao Pico de las Nieves é muito famosa graças às competições internacionais que aqui têm lugar, sendo que esta é considerada uma das montanhas mais duras de Espanha.

O símbolo da Gran Canaria também se encontra em Tejeda: o Roque Nublo, uma enorme rocha basáltica de forma monolítica com mais de 70 metros de altura, formada pela actividade vulcânica. Ao seu lado encontra-se outra rocha monolítica denominada El Fraile, por ser muito parecida com um monge em oração.

Mas Tejeda conserva, além disso, uma grande parte do rico património arqueológico da ilha. Aí poderemos encontrar vestígios pré-hispânicos tais como grutas funerárias, gravuras, pinturas e casas.

O miradouro de Degollada de Becerra constitui, também, um local de interesse especial. Localizado entre La Cruz de Tejeda e o Pico de Las Nieves, é um miradouro natural. Tejeda conta, ainda, com El Roque uma das formações rochosas mais singulares da ilha e de grande valor natural e arqueológico. Está situado dentro da cratera vulcânica de Tejeda em pleno coração da Gran Canaria.

O município possui ainda áreas recreativas que se destacam pela sua paisagem, os Llanos de la Pez e a Presa de las Niñas, dotadas das infraestruturas necessárias para desfrutar da natureza. 

 Para obter mais informações turísticas sobre o município, visite o posto de turismo situado no centro da localidade.