Gran Canaria
Gran Canaria
Já estou aqui

Vega de San Mateo

Vega de San Mateo

A partir de Santa Brígida dirigimo-nos à Várzea de San Mateo, atravessando a zona de El Madroñal, situada a 22 quilómetros da capital e apenas a 8 quilómetros de Santa Brígida, quase metade da sua área pertence à Zona Protegida dos Cumes.

Num passeio pelo antigo centro da Várzea de San Mateo torna essencial visitar a sua Igreja Paroquial, localizada na Rua Principal; aí encontramos um edifício de duas naves, cuja parte superior central é coroada por uma torre sineira, projectada por José Luján Pérez, grande santeiro canário. O sino do templo, acrescentado quatro anos após a sua construção, foi enviado de Cuba por emigrantes canários desta localidade. 

A Alameda de Santa Ana, situada junto à Igreja, faz parte, juntamente com a Câmara, de um conjunto de estilo neo-canário muito depurado.

O Mercado Agrícola e Artesanal de San Mateo é outro dos locais mais populares do município, tendo-se transformado actualmente no principal motor económico da localidade. Horário: Sábados das 08.00 às 20.00 e Domingos das 08.00 às 15.00.

Uma visita à Vega de San Mateo também nos oferece panorâmicas únicas das encostas e das Cumbres. No Cumbre de Gran Canaria situa-se Los Pozos de Nieves, um local onde antigamente se armazenava a neve para depois ser transportada para Las Palmas de Gran Canaria, onde era consumida em forma de gelado. Além de poder visitar um dos poços reabilitado, pode apreciar uma magnífica panorâmica da paisagem protegida dos Cumbres.

O município possui ainda áreas recreativas que se destacam pela sua paisagem, como a de Ana López dotada das infraestruturas necessárias para que se possa desfrutar da natureza.

Para obter mais informações turísticas sobre o município, visite o posto de turismo situado no centro da localidade.