Gran Canaria
Gran Canaria
O clima hoje

O nosso clima

A ilha onde vive o bom tempo

O oceano resolveu um dia ser amável com Gran Canaria. Decidiu que o bom tempo, o clima ameno e agradável ia ser uma das normas da ilha. Quase o ano inteiro. Um clima estupendo, inclusive durante os meses do Inverno continental europeu.

O oceano decidiu assim que os ventos alísios deviam chegar às ilhas Canárias durante praticamente os doze meses. Para que o arquipélago fosse um dos lugares com melhor clima da Europa, graças aos ventos húmidos e frescos do Anticiclone dos Açores. É essa a explicação do pequeno milagre climático que origina o tempo primaveril de umas ilhas próximas do continente europeu.

Para além desse oceano de boa sorte, Gran Canaria ganhou outro primeiro prémio. Dado o seu carácter de ilha montanhosa e devido à sua particular orografia aguçada, Gran Canaria conseguiu que os ventos se mesclassem com as montanhas da ilha, dando lugar a uma grande variedade de microclimas. Deste modo, enquanto nas zonas costeiras, principalmente na vertente meridional, o clima é seco e soalheiro, tudo muda quando começamos a subir.

Quando atingimos uma altitude elevada, o mar deixa de influir e as montanhas retêm as nuvens, provocando grandes diferenças térmicas, desde as zonas médias temperadas, de vales e bosques subtropicais, até às zonas mais altas. E é por isso que em determinadas ocasiões existe o paradoxo de passar, em apenas uma hora de carro, de apanhar sol na praia a brincar com a neve nos cumes.

A temperatura da água do mar é igualmente temperada. Oscila entre os 18 graus nos meses de Inverno e os 22 graus durante o resto do ano. Esta circunstância, associada às 2700 horas de sol anuais que se contabilizam na ilha, permite obter o máximo rendimento nos dias de praia. E é todo esse mar de bom tempo que converte Gran Canaria num destino perfeito para a prática de qualquer actividade desportiva imaginável ao ar livre.

Um dos erros mais frequentes é pensar que se as ilhas gozam de um Inverno tão ameno o Verão dever ser abrasador, mas isso não é verdade graças à visita do nosso amigo, o vento alísio. O Verão nas Canárias é igualmente suave pois beneficia dos ventos que o oceano envia para refrescar o arquipélago. Um vento que oferece Verões agradáveis, com temperaturas a rondar os 24 graus. Um clima feito quase por encomenda para que não deixe de desfrutar da vastidão das praias de Gran Canaria.

FacebookYouTubeTwitterInstagram

Gran Canaria Pets Welcome

Mapas

Rotas

Mais informações

Os cookies permitem-lhe oferecer um melhor conteúdo. Ao utilizar os nossos serviços aceita a sua utilização. Se continuar a navegar, entendemos que aceita a sua utilização.