Gran Canaria
Sítio Web Oficial do Turismo de Gran Canaria
Silueta Gran Canaria Site Map
Gran Canaria
A Ilha

Festas e Informaçao

Festas e celebrações

Otro de los actos a destacar es el "Encuentro en el Casco" durante el que las esquinas y rincones del centro de Agüimes se pueblan de folklore, tipismo y comida tradicional.

Um dos principais símbolos de identidade na ilha de Gran Canaria é, sem dúvida alguma, a Fiesta de La Rama, em Agaete. Trata-se da festa principal da vila em honra da Nossa Senhora das Neves, declarada em 1972 Festa de Interesse Turístico Nacional.

Em Agosto se celebra “ La Vara del Pescao”, um encantador percurso pelas ruas da aldeia marinheira de Arinaga acompanhado de folclore, musica e sardinhas frescas assadas.

Em Maio são as Festas de San José Obrero, que na aldeia de Arinaga, dedica a pastoreada. A tradição agrícola e pastoril do bairro do Cruce de Arinaga reflecte-se nesta festividade; a “trasquila” de ovelhas e a” ordeña” das cabras e vacas, a elaboração e degustação de queijos tradicionais e a demonstração de jogos e desportos tradicionais são algumas das actividades que se puderam apreciar.

Por último, em Fevereiro, Agüimes celebra um dos Carnavais mais tradicionais e populares de Gran Canaria, com o dia do “Carnaval Antiguo”, concurso de bandas de música e Drag Queen.

História

A colonização aborígene do antigo território de Agüimes foi intensa. Começou nos primeiros anos de nossa era e deu origem a uma diversidade de assentamentos (grutas-habitação e cabanas) localizado ao longo da extensa rede de despenhadeiros que configura a orografia do território.

Os núcleos pré-hispânicos da zona eram muito importantes, especialmente Temisas e Agüimes, tal e como testemunham os vestígios arqueológicos encontrados neles e nos Barrancos de Balos e Guayadeque. Esta riqueza em homens e bens, fez aproximar aos primeiros navegantes atlânticos desde meados do século XIV, interessados no comércio esclavagistas e no intercâmbio de líquen e sangue do dragoeiro pelos utensílios de ferro, com os chefes indígenas.

Imediatamente depois da Conquista de Gran Canaria, nasce o núcleo da Vila ao redor da Plaza de San Sebastián. Este território foi bastante apetecível, entre outros razões, pelos portos e pesqueiras; pelos seus prados, vinhas e caniçais; pelos seus pastagens e logradouros; pelos seus patos, moinhos e águas estantes, manastes e correntes.

rás sua fundação em 1487, Agüimes foi cedida pelos Reis Católicos a Igreja devolvendo o favor do dinheiro com o qual contribuiu o Bispo Don Juan De Frías a Conquista de Gran Canaria. A Câmara Episcopal manteve assim seu feudo durante quatro séculos até a Lei Desamortizada em 1837, que extinguiu esta propriedade de mais de 130 quilómetros do litoral, desde Gando até Maspalomas.

Dados geográficos

O concelho de Agüimes localiza-se no sudeste da ilha de Gran Canaria. Abrange 76 quilómetros quadrados e seu clima é agradável com 20º graus de temperatura média anual e escassas precipitações.

A vila esta dividida em três zonas perfeitamente definidas: de pastos ou cumeeira desde 300 metros de altitude; a agrícola localizada a 275 metros na qual se encontra o Centro Histórico, e da costa para a aldeia pesqueira se situa o concelho de Arinaga.

Em Agüimes junta-se a riqueza paisagística povoada de jazigos aborígenes e de arquitectura tradicional com o ambiente marinheiro que predomina em toda sua costa.

O mais significado de Agüimes é sua orografia, com o Barranco de Guayadeque, O Roque Aguayro e a paisagem vulcânica de Arinaga como principais exponentes.

Economia

A final do século XIX, e de modo especial ao longo do século XX, a procura de produtos hortícolas dos mercados do lugar, nacionais e, fundamentalmente europeus, faz que grandes extensões de zona litoral do sudeste da ilha se hajam dedicado desde então aos cultivos de exportação, inicialmente aos cultivos do ar livre (tomateiros) e, recentemente, aos que se obtêm baixo feche (tomates, pepinos, cenouras, pimentos, flores…)

As actividades industriais contam com uma certa tradição na zona. Engenhos, tranches, moinhos de cereais, os fornos de cal para a construção e a sal para o consumo doméstico e a indústria de salgadura. Mais recentemente, a especialização industrial esta ligada a abertura da estrada do sul, a proximidade do Aeroporto e as facilidades da comunicação e as vantagens que representa para os empresários a presencia do Puerto de Arinaga.

Mais informações

Os cookies permitem-lhe oferecer um melhor conteúdo. Ao utilizar os nossos serviços aceita a sua utilização. Se continuar a navegar, entendemos que aceita a sua utilização.